Defesa Civil monitora novas instabilidades após madrugada com granizo, ventos de 35 km/h e mais de 117 mm de precipitação
Uma forte tempestade convectiva atingiu São Carlos na madrugada desta terça-feira (4), provocando chuva intensa, ventos fortes e queda de árvores em diferentes pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o fenômeno teve início por volta da 1h52 e resultou em 77,2 milímetros de precipitação apenas nesta madrugada.
Com o acumulado entre segunda (3) e terça-feira (4), o volume total de chuva chegou a 117,2 milímetros, o que representa quase metade da média histórica de todo o mês de novembro, que é de 275,5 milímetros. A previsão do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cedec-SP) indica um total de 213 milímetros para o mês, valor que pode ser facilmente superado nos próximos dias, já que a atmosfera permanece instável na região.
A tempestade foi acompanhada por raios, granizo na região do Capão das Antas (zona rural) e rajadas de vento isoladas de até 35 km/h. Apesar da força da chuva, não houve registro de feridos ou ocorrências graves.
Entre os atendimentos realizados estão postes em risco na Avenida Bela Cintra, no distrito de Água Vermelha, e quedas de árvores na SP-215 (Rodovia Professor Luís Augusto de Oliveira, km 551), na Avenida Marisete Terezinha Santiago Santi (Jardim Social Presidente Collor) e na estrada vicinal João Pozzi (Jardim Itamaraty).
As ocorrências foram atendidas de forma integrada pelo Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, CPFL Paulista, Saae e Polícia Militar. As equipes atuaram na desobstrução de vias, remoção de árvores caídas, desentupimento de bueiros e verificação de riscos estruturais.
O diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Cabalero, lembrou que novembro é historicamente um mês de chuvas frequentes e volumosas. “Novembro normalmente é um mês chuvoso. Em 2015 tivemos 604,1 milímetros e, em 2020, 397,7 milímetros. Já choveu quase 50% do total previsto para o mês — e vem mais por aí, pode ter certeza”, afirmou.
A Defesa Civil segue em estado de atenção, monitorando as condições meteorológicas e orientando a população a evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores e manter distância de fios caídos. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).