São Carlos ganha Escola da LATAM
Ministro Luiz Marinho anuncia que os cursos de formação funcionarão dentro do centro de manutenção de São Carlos, que é o maior da América L
Foto: O ministro Luiz Marinho nos estúdios da São Carlos FM durante entrevista na manhã de ontem
Fotos: Victor Oliveira
Marco Rogério
A LATAM Airlines Brasil assinou, no mês passado, um protocolo de intenções com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para qualificar mão de obra e empregá-la principalmente nas instalações do Latam MRO de São Carlos, maior centro de manutenção de aeronaves da América Latina. Assim, São Carlos ganhará uma Escola Técnica e Tecnológica para a formação de mecânicos de aviões, de tripulantes e de outros profissionais para a LATAM e também para outras empresas do mercado aeroviário. Atualmente, em São Carlos, o Instituto Federal forma tecnólogos no curso de Manutenção Aeronáutica.
“Teremos a formação de profissionais não somente para a Latam, mas também para outras empresas do setor aéreo”, afirmou ontem o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em entrevista exclusiva à São Carlos FM e ao PRIMEIRA PÁGINA. Ele visitou São Carlos e depois partiu para Araraquara e Matão.
Segundo Marinho, além disso, a empresa afirmou que vai fazer um investimento de US$ 2 bilhões no Brasil nos próximos dois anos que terá como foco produtos, tecnologias e serviços ao passageiro, além de atividades de manutenção aeronáutica.
Durante o encontro de agosto, Lula debateu com a direção da Latam no Chile, iniciativas para a expansão da aviação regional na América do Sul, entre outros temas. Empresa assina protocolo de intenções para gerar emprego e renda e anuncia US$ 2 bilhões em investimentos no Brasil
Marinho destacou ontem que o Governo Lula gerou, até agora 2,9 milhões de empregos em 19 meses. E também disse que a falta de mão de obra para certas ocupações que não são preenchidas é um problema que pode ter solução a partir da criação de consórcios entre municípios e colocou sua Pasta à disposição.
O ministro afirmou que a partir de janeiro de 2025, seja quem for o prefeito de São Carlos, ele proporá um estudo minucioso para identificar a mão-de-obra disponível e sem qualificação, assim como as empresas que têm vagas, para buscar soluções através da criação de centros de qualificação e requalificação.
NOVO CONSIGNADO E FGTS – Marinho explicou que pretende possibilitar que trabalhadores tenham acesso a empréstimos consignados na rede bancária com juros baratos, tendo como lastro o saldo do FGTS do trabalhador. Ele disse também que a criação do “saque aniversário do FGTS” reduziu muito o volume de recursos para obras de saneamento básico e de habitações populares.
COM O PRESIDENTE DA FEM – Marinho visitou o grupo PRIMEIRA PÁGINA acompanhado do presidente da FEM (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos) da CUT, Erick Silva, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e companheiro de longa data.
Foto: O ministro Luiz Marinho nos estúdios da São Carlos FM durante entrevista na manhã de ontem
Foto: Victor Oliveira