Saúde pública

São Carlos inicia vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório para proteger recém-nascidos

A disponibilização gratuita pelo SUS amplia o acesso ao imunizante, cujo custo na rede privada pode chegar a R$ 1,5 mil/Divulgação

A imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já está disponível na rede pública de saúde de São Carlos. A vacina VSR A e B (recombinante), incorporada ao calendário vacinal das gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite nos primeiros meses de vida, por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê durante a gestação.

A chegada do imunizante representa um avanço na proteção de gestantes e recém-nascidos contra uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. O Ministério da Saúde garantirá o abastecimento necessário para a execução das estratégias locais de vacinação.

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos, sendo uma das principais causas de hospitalizações infantis. A imunização materna proporciona proteção imediata ao recém-nascido, reduzindo significativamente o risco de quadros graves.

Podem receber a vacina todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A recomendação é de dose única a cada gestação, com meta de imunizar pelo menos 80% das gestantes.

A disponibilização gratuita pelo SUS amplia o acesso ao imunizante, cujo custo na rede privada pode chegar a R$ 1,5 mil. A oferta pública foi viabilizada por um acordo entre o laboratório produtor e o Instituto Butantan, que permitirá a produção nacional da vacina.

“As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) também farão a atualização da carteira vacinal das gestantes com DTPa, Influenza e Covid-19, já que a vacina contra bronquiolite pode ser aplicada simultaneamente”, explica Denise Martins Gomide, diretora de Vigilância em Saúde.

Eficácia

A eficácia da estratégia materna foi confirmada em estudos clínicos, como o Matisse, que apontou 81,8% de redução em casos graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida do bebê.

“Hoje damos um passo muito importante na proteção das gestantes e dos recém-nascidos de São Carlos. A chegada da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório ao nosso município representa mais do que a inclusão de um novo imunizante no calendário: representa o compromisso da nossa rede de saúde em oferecer cuidado integral desde o início da vida”, afirma Leandro Pilha, secretário de Saúde.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento pessoal e comprovação do estado gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal, exames, relatório médico ou encaminhamento de profissional de saúde.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Capacitação
São Carlos receberá em janeiro de 2026 o curso gratuito de porteiro e controlador de […]
Agora mesmo
Saúde pública
O Departamento de Vigilância em Saúde informa que o município de São Carlos contabilizou no […]
Há 9 minutos
Abastecimento público
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos informa que, devido à […]
Há 17 minutos