São Carlos realizará Conferência Municipal contra Emergência Climática
Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA)
São Carlos realiza, no mês de Janeiro, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, cujo tema é “Emergência Climática e o desafio da transformação ecológica”.
A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
Durante a Conferência, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Confira a programação completa:
• Até 17/01: período de inscrições e palestras online.
• 15/01, das 19h às 21h: Mesa Redonda na Câmara dos Vereadores. Participantes: José Galizia Tundisi (Assessor Especial do Gabinete do Prefeito), Prof. Dr. Celso Maran (UFSCar), Promotor Flávio Okamoto (Ministério Público-MPSP), Ellen Carulli (UFABC) e Liane Printes (CGEA).
• 18/01, das 8h às 18h: 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na UFSCar (auditório do NAP). 8h – Abertura e Credenciamento. 9h – Grupos de Trabalho para criação de 10 propostas por eixo temático. 12h – Almoço. 13h – Plenária de Priorização de Propostas (eleição das 2 melhores em cada eixo). 16h – Plenária de Eleição de Delegados (eleição de 6 delegados e 2 suplentes).
As inscrições devem ser realizadas através do Portal do Cidadão, disponível no link: https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br/. Para se inscrever, é necessário efetivar o cadastro e login na página.
As palestras online foram ministradas pelos palestrantes: Prof. Dr. José Galizia Tundisi (Assessor Especial do Gabinete do Prefeito), Ellen Carulli (Engenheira Ambiental e Urbana e pesquisadora da UFABC), Evelyn Araripe (Educadora Ambiental e Climática da UFSCar e Leuphana University), Prof. Dr. Celso Maran (UFSCar) e Prof. Dra. Raimunda Soares (Secretaria Educação SP), e estão disponíveis no canal oficial do Youtube da Prefeitura Municipal de São Carlos:
https://youtube.com/playlist?list=PLqxoQ24TE6XPZ6Su5wJ5S–zXn2GQQzjF&si=3HbQQ5rKq95WQ-zZ
As palestras e a Mesa Redonda são as etapas preparatórias, e visam prover subsídios teóricos para que os munícipes possam elaborar as propostas na Conferência, dia 18/01. A eleição dos 6 delegados exige a participação de no mínimo 60 pessoas.
A meta é aproximar as perspectivas de profissionais, de pesquisadores, de cidadãos e do Poder Público, e por isso é fundamental a contribuição dos diversos setores da sociedade. Igualmente fundamental é a existência de uma variedade de candidatos a delegados de forma que seja possível eleger representantes do município que façam jus à diversidade da nossa população.
O regulamento prevê representações mínimas de mulheres, negros e indígenas, caso existam delegados pertencentes a esses recortes, assim como representações mínimas do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil em geral.
As Conferências Nacionais de Meio Ambiente buscam unir a sociedade em esforços articulados e disseminar possibilidades de solução para a crise climática, levando em consideração aspectos econômicos, sociais e culturais que afetam a todos. O evento oferece uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental. Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior.