“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, Fernando Pessoa, poeta português (1888-1935). Assim foi concebida a Casa de Portugal de São Carlos, fundada em 25 de julho de 2019, em plena pandemia, resultado de um esforço conjunto de portugueses e luso-brasileiros, moradores da cidade.
A instituição realiza atividades culturais e recebe, periodicamente, uma “caravana” do Consulado Geral de Portugal de São Paulo para serviços consulares, como ocorreu nos últimos dias 7 e 8 de julho.
“É um ‘braço’ do governo de Portugal em São Carlos”, assinalou Paulo Gabriel Almeida de Sousa Palo, português radicado no município, presidente e fundador da Casa de Portugal, referindo-se aos serviços consulares.
Ele contou que a ideia de criar a instituição se fortaleceu durante uma viagem a São Paulo para renovar o passaporte. “Sempre achei que Portugal estava longe, São Paulo distante e as comunidades portuguesas também; então, durante o aniversário de um amigo português, resolvemos trabalhar para nos aproximarmos. E a luta foi e está sendo grande”, revelou.
Localização estratégica
Palo destacou que o objetivo é alargar as fronteiras da Casa de Portugal para além de São Carlos e região. “Qualquer cidade por onde passo, encontro um conterrâneo ou descendente. Temos contatos, inclusive, com Jaú e Bauru. São Carlos está localizada na região central do estado e isso facilitará bastante.”
Solidariedade lusitana
Visivelmente feliz com a movimentação na Casa durante a visita consular, estava Rui Lourenço Leal Balseiro, provavelmente o português mais antigo de São Carlos, morador desde 1960, vindo para o Brasil 6 anos após o pai dele ter montado na cidade uma fábrica de limas.
Rui contou que anteriormente foi presidente da “Quarteirão de Amigos”, associação fundada há mais de 80 anos por portugueses, com o objetivo inicial de apoiar os caixeiros viajantes e estendeu-se aos demais lusitanos em terras brasileiras. “Lutei muito com o Palo e outros companheiros para isso aqui. É uma alegria, não é?!”, comemorou Rui, ao lado da esposa, também portuguesa, senhora Isolete.
Diferenças que somam
“Cultivar as tradições, todas elas, é importante porque pessoas de culturas diferentes se somaram para fazer o Brasil do jeito que ele é hoje, um país miscigenado e acolhedor”, comentou o advogado e vereador são-carlense André Rebello, presente na sede da instituição.
“Tenho acompanhado de perto o trabalho do presidente Palo, por sinal frondoso, ao acolher os portugueses e descendentes e facilitar o trabalho consular”, salientou André, ao revelar ser próximo da Casa de Portugal por apoiar as diferentes culturas, além de ter cidadania portuguesa.
Serviço
A Casa de Portugal está localizada na Rua 7 de Setembro, 2.442, Centro de São Carlos. Interessados em associar-se devem entrar com contato por e-mail: [email protected] ou diretamente com o presidente Paulo Palo, pelo whatsapp (16) 9.9765-0707. As mensalidades são bem acessáveis, apenas R$ 50,00. (Reportagem: Ricardo Gama/ Colaboração)
