21 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos tem o maior índice de estudantes no ensino superior

São Carlos tem o maior índice de estudantes no ensino superior

06/10/2012 17h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem o maior índice de estudantes no ensino superior

Segundo dados da Semesp, o sindicato das universidades particulares, São Carlos está no ranking das cidades com o maior número de concentração de estudantes matriculados na faixa etária entre 18 e 24 anos.

Com 25,5% a cidade lidera o topo da lista deixando pra trás a capital do Estado que tem 18,4% dos jovens no ensino superior, mesmo diante de todos os requisitos atribuídos a São Paulo.

A lista também destaca os municípios de Presidente Prudente que ocupa o segundo lugar com 22,8%, São José do Rio Preto é o terceiro do ranking com 20,9, Ribeirão Preto com 17,2 e Registro com 6,9%, sendo o último da lista.

São aproximadamente 9,7 mil estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação estrito senso na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e 7.153 na Universidade de São Paulo (USP), já no Centro Universitário Central Paulista (Unicep) a média é de 5 mil alunos matriculados nos cursos de graduação.

Vale lembrar que mesmo diante desse cenário o Brasil ainda está bem atrasado se comparado aos países mais desenvolvidos. Hoje o índice nos Estados Unidos (EUA) chega os 80% e aproxima-se dos 50%, na Europa. Para João Tagliavini do doutor de Educação da Ufscar, “O Brasil tem um grande déficit educacional e precisa correr para alcançar o mundo. Portanto, falta de educação se combate com mais escolas e não com menos escolas”.

A região de São Carlos é formada por 26 municípios e responde por 52% das matrículas, contra 48% nas instituições públicas (enquanto, no Brasil, a média é de 70% de matrículas em IES privadas e apenas 30% em IES públicas).

 “É bom que se lembre, para concluir, que, se o Brasil tem 14,1% de seus jovens em idade universitária (17 aos 24 anos) matriculados em cursos superiores, se o Estado de São Paulo tem 18,4% e a Região de São Carlos 25,5%, ainda estamos longe de atingir os 33% previstos no Novo Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso Nacional”, conclui Tagliavini.

 

São Carlos lidera a lista

São Carlos – 25,5%

Presidente Prudente – 22,8%

São José do Rio Preto – 20,9%

Ribeirão Preto – 17,2

Registo – 6,9%

Brasil – 14,1%

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x