5 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos vê “explosão” da Covid-19 em janeiro

São Carlos vê “explosão” da Covid-19 em janeiro

Cidade viu aumentar número de casos, mortes e internações relacionadas à doença no primeiro mês do ano

29/01/2021 05h50 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos vê “explosão” da Covid-19 em janeiro Foto: Reprodução

No dia 2 de janeiro deste ano, São Carlos tinha 22 pessoas internadas com resultado positivo para o novo coronavírus, sendo 7 na enfermaria e 15 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já na quarta-feira (27), esse número saltou para 62, com 32 pessoas internadas na enfermaria e outras 30 na UTI, um aumento de quase 200% na quantidade de internações. Desta forma, a ocupação de leitos de UTI/SUS para tratamento da Covid-19 chegou em 72%, colocando em risco a situação do sistema de saúde no município. No dia 14 de janeiro, esse índice chegou perto de 100% de ocupação.

No mesmo período, o número de casos confirmados da doença também deu um salto de 6.179 para 8.261, aumento de 34%. Já o número de mortes aumentou de 74 para 91, um crescimento de 23%. Segundo Mateus de Aquino, secretário de Comunicação e coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, vivemos o pior momento da pandemia em São Carlos.

“O momento é crítico, de alerta geral e de repensarmos o nosso comportamento. Não há mais espaço e nem tempo para o relaxamento. Precisamos cuidar uns dos outros. Por isso, repito, o momento é de alerta. Precisamos reconsiderar nosso comportamento porque será ele que vai fazer a diferença para voltarmos a ter uma situação de tranquilidade”, alerta Aquino.

Os órgãos de Saúde do município contam com a conscientização e colaboração da população neste momento para que tomem os cuidados necessários para evitar a propagação da Covid-19. Entre os principais cuidados, estão: evitar aglomerações e sair de casa apenas quando estritamente necessário. Quando sair, utilizar máscaras e álcool gel, além de permanecer em distanciamento mínimo de 1,5 m para as demais pessoas. Além disso, é fundamental cuidar da higiene pessoal e lavar bem as mãos em todos os momentos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x