21 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Comemoraremos na próxima segunda-feira o dia do Santo Padre Pio, pertencente a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

21/09/2024 08h40 - Atualizado há 5 segundos Publicado por: Redação
SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA DIVULGAÇÃO

Gisele Botega

 

“O Padre Pio é um dos homens

extraordinários que Deus envia

à terra de vez em quando,

para a conversão dos homens”

(Papa Bento XV)

 

Comemoraremos na próxima segunda-feira o dia do Santo Padre Pio, pertencente a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

 

São Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio, no seu batizado, no dia seguinte, ele recebeu o nome de Francesco Forgione.

Aos 12 anos, Padre Pio recebeu o sacramento da Confirmação e da Primeira Comunhão, e aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio.

No ano de 1910, foi ordenado sacerdote, posteriormente entrando para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicava muitas horas do dia ao sacramento da Confissão.

O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus”.

Durante a celebração da Santa Missa, os fiéis que dela participavam percebiam a plenitude de sua espiritualidade.

Consagrado a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, pelo Tratado da Verdadeira Devoção, foi tomado pelo amor de Deus em seu coração, tendo a caridade como o princípio inspirador de seus dias: Deus ser amado e ser amado.

Por  mais de cinco décadas, atendeu muitas pessoas que o procuravam na igreja, na sacristia, no convento. E, se entregou a todos, vivificando a fé, distribuindo graça, trazendo luz, sobretudo aos pobres, sofredores e doentes. Ele via a imagem de Cristo nesses irmãos, e se entregava  especialmente por eles.

Padre Pio trabalhou para aliviar a dor e a miséria de muitas famílias, principalmente com a fundação da “Casa Alívio do Sofrimento”, inaugurada em 5 de maio de 1956.

Sua fé no Cristo era vida: ele queria tudo e fazia tudo à luz da fé, passava o dia e a maior parte da noite conversando com Deus.

A fé sempre o levou a aceitar a vontade de Deus.

Foi essa fé em Deus que o fez aceitar prontamente sua cruz, suportando durante anos suas feridas e saúde fragilizada, com muita paz no coração.

Padre Pio enfrentou investigações e restrições, acusações e calúnias injustificadas, em seu ministério, sempre calado, pois confiava no julgamento de Deus, de seus superiores diretos e de sua própria consciência.

Páscoa se deu em 23 de setembro de 1968, aos 81 anos.

Santo Padre Pio foi beatificado em 02 de maio de 1999, em 16 de junho de 2002, foi proclamado Santo pelo Papa João Paulo II, que afirmou na sua homilia: “A vida e a missão do Padre Pio são um testemunho das dificuldades e dores, que, se aceitos por amor, se transformam em um caminho privilegiado de santidade, que se abre ainda mais rumo a perspectivas de um bem muito maior, aceitável somente pelo Senhor”. Na notificação da canonização de São Pio de Pietrelcina, apresenta a motivação de sua canonização:

“A Igreja, ao inscrever o Beato Pio de Pietrelcina no Registo dos Santos, oferece aos fiéis uma imagem viva da bondade do Pai, imitador apaixonado de Jesus Crucificado e instrumento dócil do Espírito Santo ao serviço dos fiéis enfermos em corpo e espírito.”

 

Deus abençoe você!

Missão Consagra-te

@_missao_consagra_te_sao_carlos

Gisele Botega

Historiadora e Bacharel em Direito com

Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo

Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x