Saúde informa que 2ª fase da H1N1 tem início na terça-feira
Próxima etapa prevê vacinação de pessoas com 60 anos ou mais e dos professores das redes pública e privada
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza) termina no dia 10 de maio e a próxima etapa está prevista para iniciar na terça-feira, 11 de maio.
Até a próxima segunda-feira, 10, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde receberão a imunização contra a H1N1. “Essas pessoas que ainda não se vacinaram contra a Influenza, devem procurar uma das Unidades de Saúde da Família, o mais rápido possível”, orienta a secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.
A próxima etapa prevê a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais e dos professores das redes pública e privada. “É fundamental que o público contemplado no Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19, priorize essa vacinação e os que já tomaram devem respeitar um intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a H1N1 (vírus Influenza)”, ressalta a secretária da Saúde.
Elaine conta que a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h,nas Unidades de Saúde da Família Jardim América/Esfér, Jardim Cruzado I, Jardim Icaraí e Jardim Mariana. “O imunizante protege contra as complicações provocadas pela H1N1. Quem se protege, diminui os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar”, afirma.
Ela ressaltou que pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também devem adiar a vacinação contra o vírus influenza. “Só poderão tomar a vacina se já estiverem completamente recuperadas ou se já passaram, no mínimo, quatro semanas do início dos sintomas ou confirmação do diagnóstico. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas”, destaca.
A partir do dia 09 de junho, serão imunizadas, contra a H1N1, pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
As vacinas contra a gripe são disponibilizadas pelo Instituto Butantan, com produção integral e sem a necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
COVID-19
Ibaté registra 73ª morte pela doença
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou mais um óbito por Covid-19 no município, divulgado no Boletim Epidemiológico nº 411, desta quinta-feira (6).
Trata-se de uma mulher de 66 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital particular na cidade de Franco da Rocha, vindo a óbito. Informamos que o exame não foi realizado em Ibaté, pois a paciente não procurou atendimento público e o seu plano de saúde não havia notificado o caso ao município.
Ibaté registra 2.873 casos positivos (sendo 2.758 recuperados; 31 casos em isolamento domiciliar; 11 pacientes em internação e 73 óbitos); 5.092 resultados de exames negativos; 68 pacientes aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar).
A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que todos continuem respeitando as medidas e protocolos sanitários. O isolamento social é a melhor forma de prevenir a disseminação do coronavírus.