Saúde reforça importância da vacinação
Em 2024, 118.966 doses foram aplicadas em São Carlos e este ano 4.084 doses; cobertura vacinal é de 81,82%
![Saúde reforça importância da vacinação](https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2025/02/febre-amarela-.jpeg)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela na cidade. Apesar do Estado de São Paulo ter registrado 8 casos, sendo 7 autóctones e 1 importado de Minas Gerais, confirmados de febre amarela em humano neste ano, com 4 óbitos até o momento, São Carlos não tem casos confirmados ou suspeitos da doença desde 2008.
Em 2024, 118.966 doses foram aplicadas contra a febre amarela em São Carlos e este ano 4.084 doses. A cobertura vacinal é de 81,82%. A meta do Ministério da Saúde é de 90%.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. Desde 2020 o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, a vacina é em dose única.
“A vacinação é a principal forma de prevenção, por isso estamos reforçando a importância das pessoas que nunca se imunizaram para que procurem uma unidade de saúde e para que os pais fiquem atentos as duas doses que as crianças menores de 5 anos precisam receber”, alerta Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
O Estado de São Paulo confirmou, ainda, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo 20 em Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco.
“A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde”, disse o secretário de Saúde, Leandro Pilha.
SINTOMAS
A Vigilância destaca que os macacos não transmitem a doença, já que a transmissão do vírus se dá pela picada de mosquito silvestre infectado. Os sintomas iniciais da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
HORÁRIOS E LOCAIS
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção da UBS da Vila São José que está em reforma, e nas Unidades de Saúde da Família (USF).