Secretaria admite que há redutores de velocidade fora do padrão
Projetadas e instaladas, as lombadas têm como objetivo diminuir a velocidade dos veículos em vias públicas de maior movimento de pedestres. Mas para a instalação desses obstáculos algumas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) devem ser seguidas para se adequar às condições da rua.
Em São Carlos, de acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, neste ano foi dado início ao trabalho para mapear os redutores existentes, onde pode-se contar com um mapeamento detalhado por regiões onde existe cada redutor e atualizar os novos que forem instalados. Pode-se estimar mais de mil redutores identificados, entre tipo I e II.
O tipo I deve ter 1,50 m de largura por 8 cm de altura para vias locais e com velocidade máxima permitida de 20 km/h. O tipo II deve ter 3,70 m de largura por 10 cm de altura para vias coletoras com velocidade máxima permitida de 30 km/h.
A secretaria admite que há redutores de velocidade fora do padrão do Contran. Alguns possuem altura acima de 10 cm e outros com largura inferior a 1,50 m. Mas, segundo a secretária Regina Romão, não é possível no momento diagnosticar o número exato da quantidade de lombadas irregulares na cidade, porém acredita-se que sejam poucas e referentes a instalações antigas. O número de vistorias realizadas pela secretaria gira em torno de 10 a 15 inspeções por mês de denúncias sobre irregularidades levadas até o órgão.
Entretanto, o consultor em transporte e professor titular aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos, José Bernardes Felex, diz que há muitas pesquisas que indicam que o benefício da lombada possui efeitos contrários como a tendência do motorista de acelerar muito mais depois de ultrapassar a lombada, colocando maior risco para pedestres e veículos.
A frenagem antes da lombada e a aceleração depois dela contribuem para diminuir a vida do asfalto das vias públicas. E a ação de veículos pesados pode trincar as construções próximas às lombadas.
Um motorista distraído também pode se assustar com a lombada e perder o controle de seu veículo provocando acidentes. E outro problema são as lombadas mal construídas que aumentam as dificuldades de condução de veículos e o risco ao tráfego pelas vias.
Como alternativa para redução de acidentes, Felex propõe mais espaço de locomoção para pedestres. “Transformar as vias para os veículos em vias para pedestres pode ser compatível com a redução de acidentes, como exemplo, o Calçadão da rua General Osório em São Carlos ou como as ruas para pedestres do Centro de São Paulo ou do Rio de Janeiro”, comenta.
Para a instalação de novas lombadas, a solicitação deve ser feita através dos Serviços Integrados do Município (SIM) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) fica responsável pela obra mediante vistoria e projeto da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
A SMTT possui uma lista com vários pontos analisados e com parecer favorável de implantação de redutores. Romão não soube determinar o tempo que se leva para a implantação de uma nova lombada ou para adequação das lombadas irregulares, pois devido à demanda de outras obras, este serviço deve ser inserido no cronograma da SMSP.