Em São Paulo

Secretária debate políticas de fortalecimento das famílias

A secretária municipal das Famílias, Ana Paula Vaz Panhoca, participou, no último sábado (7), do 1º Encontro Nacional de Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis, que aconteceu em São Paulo. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em  parceria com a Associação de Desenvolvimento da Família – Family Talks, representante no Brasil do projeto global Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis, liderado pela International Federation for Family Development (IFFD).

“A rede Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis é um projeto internacional voltado ao apoio de governos locais e regionais na criação de cidades mais acolhedoras, seguras e sustentáveis para as famílias”, destacou a secretária Ana Paula Vaz Panhoca, que representou o prefeito Netto Donato no encontro.

Inspirado nos dez princípios da Declaração de Veneza, o projeto incentiva políticas públicas que reconhecem o papel central das famílias no tecido urbano e social. “A Declaração de Veneza foi debatida como referência para políticas urbanas voltadas ao fortalecimento das famílias, junto aos desafios da proteção infantil, habitação em territórios vulneráveis, segurança alimentar e apoio à parentalidade”, comentou a secretária municipal das Famílias.

Os participantes defenderam uma abordagem integrada para o desenvolvimento urbano sustentável, destacando a importância da equidade e da centralidade da família como eixo estruturante das políticas públicas. Além disso, o evento trouxe à tona conceitos essenciais para tornar as cidades mais acolhedoras, seguras e resilientes para todos.

REDE

A rede Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis realiza encontros anuais em diversas partes do mundo, incluindo eventos como a Assembleia da Rede Europeia de Inclusão Local e Ação Social. A realização do primeiro encontro nacional no Brasil é um passo importante para consolidar essa rede no país e conectar os debates locais às discussões globais sobre desenvolvimento urbano orientado para o bem-estar familiar.

Compartilhe:

Recomendamos para você

UFSCar e ABRAZ organizam oficina com orientação da gerontóloga Anabel Machado
Há 18 horas
Igreja Católica
No verso de cartas e cartões-postais, o destino é claro, mesmo que o endereço seja vago ou impreciso
Há 22 horas
Escolas Estaduais
Em 30 meses de gestão, mais de 3 mil escolas e creches receberam intervenções em infraestrutura, beneficiando 1,8 milhão de estudantes
Há 1 dia
plugins premium WordPress