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Secretário aposta em parcerias para alavancar turismo

Itirapina faz parte do grupo Serra do Itaqueri, que reúne 14 municípios, buscando trocar e somar experiências

21/05/2023 08h08 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Secretário aposta em parcerias para alavancar turismo Divulgação

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de Itirapina, Beto Zoom, tem apostado em parcerias com a iniciativa privada e também com os municípios vizinhos e os governos Estadual e Federal para tentar ampliar o volume de visitantes no Município, um dos mais belos do Brasil.

Atualmente, o Turismo é uma atividade econômica importante nas cidades de todo o país. De acordo com estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o consumo do turista no Brasil movimenta 571 atividades econômicas: 21 serviços ligados diretamente ao turismo, como agências de turismo, hotéis, companhias aéreas; 191 atividades dedicadas aos moradores locais, como bares, restaurantes, táxis e serviços médicos, mas que também atendem turistas; 142 ligadas aos setores de fornecimento de bens e serviços que atendem as empresas de turismo, como agricultura familiar, terceirização de serviços de limpeza e contabilidade e 217 não são ligadas ao turismo, mas se aquecem quando há mais turistas no país. É o caso de oficinas mecânicas e construção civil. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, R$ 20 são injetados na economia do Brasil por meio do consumo dos visitantes estrangeiros, um retorno de até 2.000% para a economia.

Em Itirapina, o governo municipal tem se movimentado para tentar se aproveitar da beleza natural e dos imensos atrativos que a cidade tem para atrair cada vez mais os visitantes do Brasil e do exterior. O secretário de Turismo, Beto Zoom afirma que tem trabalhado para movimentar a economia local e regional através da atração e visitantes.

“Adotamos uma política participativa, investimos em divulgação e Eventos, sobretudo fomentando a economia local e regional, priorizando parcerias e contratações de comerciantes, administradores, representantes culturais, prestadores de serviços e toda engrenagem que cerca a Pasta”, afirma ele.

Apesar de emergente, o turismo de Itirapina ainda tem várias lacunas. Uma delas é a ausência de informações precisas. Apesar de ter o selo de MIT (Município de Interesse Turístico), falta à cidade uma base de dados, com números de turistas, interesses, origem e destino e etc. “Não sabemos precisar essa quantificação, o que temos é a nitidez do número de habitantes e turistas que procuram a cidade cada vez mais. Desde do período pós pandêmico, que assolou o mundo todo, sobre tudo a área Cultural, estamos aprendendo um novo parâmetro de procura e apreciação”, comenta Zoom.

O secretário explica que a articulação com a iniciativa privada e também com os municípios vizinhos para a realização de parcerias para atrair ainda mais turistas tem se dado através de um grupo de cidades que se uniram para trocar e somar experiências. “Somos integrantes de uma Governança Regional denominada ‘Serra do Itaqueri’, esse conglomerado abrange 14 municípios da região, entre eles Itirapina, São Carlos, Brotas, Analândia, Rio Claro, São Pedro, Águas de São Pedro (circuito das águas) entre outros. Além da vinculação turística, possuímos uma Associação voltada para todo trade turístico o que tem trago boas oportunidades não só pra Itirapina que está numa rota privilegiada como para os demais. Inclusive hoje, sexta-feira (dia 19), irá ao ar no ‘Globo Repórter’ uma reportagem especial sobre a Serra do Itaqueri”, ressalta Zoom.

Segundo o comandante do turismo na cidade, há uma série de obras e iniciativas para que a cidade alavanque ainda mais o setor. “Trabalhamos na divulgação e incentivo. Itirapina é MIT (Município de Interesse Turístico). Graças a esse título temos várias obras conveniadas com o Estado no sentido do investimento dessa “vitrine” turística. Em andamento o Portal de entrada da cidade, a reforma do Jardim Público Central, o início das obras para instalação do piso intertravado na Rua 11 principal do Balneário Santo Antônio – Broa. Tudo isso com um olhar atento a sustentabilidade das ações e preservação ambiental que é um dos nossos maiores patrimônios do Município. Sobretudo, nossa Secretaria responde também pelo meio ambiente”.

Entre os atrativos estão as festas e eventos que o município realiza. Alguns tem sido consolidados ao longo dos anos e outros foram criados recentemente. “Iniciamos o ano com o famoso e aguardado Carnaval, Festa do Milho em parceria e apoio  a Igreja Matriz,  seguido do Aniversário da cidade em março, Festa do Trabalhador em maio, Velocross,  Festejos Juninos, ItiraRock, Broa Sport Fest, Encontro de Carros Antigos,  Barqueada de Nossa Senhora Aparecida – Broa, parcerias com as demais Secretarias Municipais, Festa das  Crianças, Natal, Réveillon. Estamos investindo, divulgando e nos qualificando, para   nosso Turismo local e agora com o plus da parceria com o Departamento de Cultura local”, explica Zoom.

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