Seis postos de saúde oferecem testagem em horário estendido
Objetivo é desafogar a UPA da Vila Xavier e agilizar diagnósticos
Pessoas com sintomas leves de Covid-19 podem buscar atendimento médico e testagem em seis unidades básicas de saúde do município, que estão funcionando em horário estendido para desafogar a UPA da Vila Xavier e agilizar os diagnósticos.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cecap, Melhado e Selmi Dei I, as consultas e o teste RT-PCR (ou swab, que é a coleta de amostra do nariz e da garganta por cotonetes estéreis) estão sendo oferecidos de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. Já nos postos do Santa Angelina, América e Paulistano, os pacientes com sintomas gripais leves estão sendo atendidos e testados das 17 às 20 horas.
As seis unidades também estão atendendo pacientes já positivados que precisam de reavaliação.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que as pessoas com sintomas graves continuem procurando o atendimento na UPA da Vila Xavier, aberta 24 horas.
Já as pessoas sem sintomas que desejam fazer o teste rápido, com coleta de sangue capilar, devem continuar procurando a Praça Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, a partir das 7 horas. São distribuídas 75 senhas às 7 horas e outras 75 senhas às 9 horas, totalizando 150 testes rápidos por dia.
Atendimento para Covid-19
*24 horas
– UPA da Vila Xavier “Dr. Antonio Alonso Martinez” – 24 horas
*De segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas
– CMS “Dr. Renato Guimarães Bastos” – Cecap
Endereço: Avenida Major António A. Biavatti, 347
– CMSC “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho” – Vila Melhado
Endereço: R. Cap. José Sabino Sampaio, s/n
– CMS “Dr. Ruy de Toledo” – Jardim Roberto Selmi Dei I
Endereço: Rua José de Freitas Madeira, 49
*De segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas
– CMS “Rafael Sorbo” – Santa Angelina
– Endereço: Rua Habbib Khodor, 560
– CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” – Jardim América
Endereço: Rua Jurupema, 373
– CMS “Dr. Genaro Granata” – Jardim Paulistano
Endereço: Avenida Jorge Haddad, 334
Cidade soma 258 mortes pela COVID-19
Araraquara registrou na terça-feira, dia 9 de março, mais 47 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 23% de 205 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 16 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 63 novos casos. Portanto, agora são 15.640 casos em Araraquara.
Do total de confirmados, 641 permanecem em quarentena e 14.741 já saíram. Aguardam resultado de exames 381 amostras.
No momento, 181 pacientes estão internados. Destes, 106 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 103 confirmados. E 75 casos positivos estão na UTI. Do total de 181 internados, 136 são moradores de Araraquara e 45 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 81% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.
A Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 27 pacientes e o Hospital de Campanha tem 43 pacientes. Foram notificados, até o momento, 258 óbitos decorrentes de Coronavírus.