Sicoob Crediacisc e Escola Educativa se unem para levar educação financeira aos alunos
A metodologia visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil
Educação financeira nos primeiros anos escolares foi o mote da parceria entre a cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc e da cooperativa Educacional: Educativa São Carlos. Cerca de 260 alunos das turmas do 1º ao 5º ano participaram da atividade realizada no dia 14 de agosto.
“O objetivo é promover a cultura cooperativista e levar a educação financeira para os nossos jovens”, observa a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacisc, Lídia Maria Mendes.
A diretora pedagógica da Educativa São Carlos, Patricia M. Fragelli, avalia que a educação financeira deva ser contemplada no processo formativo escolar, desde cedo. Indica a importância de que as crianças sejam incentivadas a fazer escolhas pautadas em valores e que muitas vezes é preciso tempo e persistência para algumas aquisições.
A parceria com o Sicoob Crediacisc por meio do projeto Financinhas, foi muito assertiva, uma vez que os estudantes se divertiram e também refletiram sobre práticas que podem fazer diferença positiva na vida adulta.
Ressalta ainda que Educativa visa formar pessoas críticas, reflexivas e autonomas. Nessa perspectiva, é importante vivenciar desde pequenas que a autonomia financeira é algo construído cotidianamente mediante escolhas e hábitos financeiros saudáveis e sustentáveis, como: planejar, economizar, organizar e diferenciar o desejo da necessidade.
As funcionárias do Sicoob Crediacisc, Juliana Mesquita e Tatiane Barbosa, foram até a escola para interagir com os anos por meio do projeto Financinhas, lançado em 2021 pelo Instituto Sicoob e que tem a finalidade de abordar a educação financeira na infância.
“O Financinhas é voltado para crianças de 6 e 10 anos e trabalha com valores cooperativistas”, frisa Juliana. “Os materiais utilizados estimulam o autoconhecimento, senso de comunidade e bons hábitos financeiros”, completa Tatiane.
Foram realizadas leituras dos livros “Caio Achou uma Moedinha”, “Margô e Davi Foram ao Mercadinho” e “Marina Esqueceu de Desligar a Televisão”, que possibilitaram discutir com as crianças temas como sustentabilidade, cooperação e consumo consciente.
As crianças ganharam um exemplar para levar para casa e continuar atividade com os pais. A metodologia visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A cooperativa de crédito não tem como primeiro objetivo o lucro, mas sim ajudar a desenvolver a comunidade e para isso nada melhor do que investirmos nossas energias na educação dos jovens”, ressalta Lídia.
“A cooperativa de crédito tem como primeiro objetivo, ajudar a desenvolver a comunidade e para isso nada melhor do que investirmos nossas energias na educação dos jovens”, ressalta Lídia.