18 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sindicato participa do lançamento do “O Direito de Brincar”

Sindicato participa do lançamento do “O Direito de Brincar”

26/01/2013 11h23 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sindicato participa do lançamento do “O Direito de Brincar”

Os Metalúrgicos de São Carlos e Região participaram na quinta-feira, dia 24, do lançamento nacional do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” que aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

 

O programa será implantado em São Carlos por meio do Projeto “+ que Futebol”, criado pela ADESM (Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos), que atende crianças e adolescentes de bairros periféricos.

O evento de lançamento nacional teve ainda apresentações das 12 entidades que participarão do programa “O Direito de Brincar”. Uma delegação de jovens da África do Sul participou do evento e fizeram a entrega simbólica do programa “Chance to Play” para os jovens do Brasil. Em 2010, o programa foi realizado na África do Sul durante a Copa do Mundo.

Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, é o padrinho no Brasil, e participou do lançamento, parabenizando os trabalhadores na Volks pela iniciativa.

Participaram também representantes do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de São Carlos, Taubaté, ABC, e Curitiba, e membros da direção mundial e nacional da Volkswagen.

O programa “O Direito de Brincar” é uma iniciativa do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e tem como objetivo implantar projetos que assegurem o direito de brincar e praticar esportes para crianças e adolescentes de países que sediam a Copa do Mundo, visando propagar a paz.

São Carlos foi contemplada com este programa internacional graças à parceria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região com a ADESM.

Para o presidente do Sindicato, Erick Silva, a iniciativa promovida pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks destaca o importante papel que os “sindicatos cidadãos” tem na formação dos jovens.”Devemos pensar na nossa vida no trabalho e na sociedade, e avaliar se desejamos que nossos filhos, crianças e jovens passem pelas mesmas situações, e no que é preciso fazer hoje para que eles vivam melhor no futuro”, destacou.

Segundo Rogério Pereira, um dos fundadores da ADESM, o programa “O Direito de Brincar” beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes no Brasil em projetos sociais inéditos durante 2013 e 2014. “Nosso objetivo é contribuir para que essas crianças tenham um futuro melhor, sabemos que é uma grande responsabilidade, porém, não adianta lutarmos apenas dentro das fábricas, temos que ajudar também a mudar a realidade daqueles que são o nosso Brasil de amanhã”, explica ele.

Além dos R$ 4 milhões de investimentos iniciais, o orçamento será ampliado com ações que irão ocorrer nos próximos meses em todas as fábricas da Volkswagen no Brasil em projetos desenvolvidos pelos próprios trabalhadores, que utilizarão o futebol – por causa da Copa do Mundo – e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover a educação, a cidadania, a cultura e a paz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x