Site de agendamento de vacina gera dúvida na população
Mecanismo não impede que pessoa agende de forma antecipada vacinação, o que trouxe transtorno para alguns cidadãos
Reportagem: Hever Costa Lima
O site de agendamento da vacina contra a Covid-19 criado pela Prefeitura de São Carlos (SP) gera dúvida na população ao indicar data e hora da aplicação errada. Após o cidadão fazer o cadastro com dados dos documentos e número do Cartão SUS, abre-se uma segunda tela para que a pessoa escolha se é a primeira ou segunda dose, o local da vacinação e a disponibilidade de datas que é no próprio dia ou no dia seguinte.
Porém, as informações pessoais inseridas no cadastro não cruzam com o banco de dados que a Prefeitura montou ao vacinar a população, o que gera o desencontro de informação. A pessoa que tem uma data para o dia 9 de setembro e fizer o agendamento via site, antecipa a vacina para a data do cadastro. Contudo, ao procurar a Unidade de Saúde, é impedido de tomar a vacina porque a Secretaria de Saúde do município não adianta mais a data da vacina.
A experiência foi vivida pelo Juliano Rodrigues, 56 anos, que foi referenciado para a Unidade de Saúde do bairro Redenção ao fazer o cadastro nesta segunda-feira, 6. No primeiro atendimento já na Unidade de Saúde foi confirmado o agendamento. Ao passar pela segunda conferência, ele foi informado que não poderia ter feito o agendamento antes da data prevista na carteira.
“Me explicaram que o agendamento só pode ser feito no dia que está marcado na carteira de vacinação. Porém, o site não me deu essa informação, apenas gerou duas datas que seriam pra hoje [no caso ontem, segunda-feira, 6] e amanhã [hoje, terça-feira, 7]. Para mim estava tudo certo. Pouca fila e agilidade no atendimento, só não consegui tomar a minha segunda dose”.
Ele terá de esperar o dia 9 de setembro para fazer o seu agendamento pelo site. Como explicou a atendente da Unidade de Saúde do Redenção.
A mesma situação foi vivenciada por Ana Lúcia Almeida, 55 anos, que conseguiu uma brecha no horário de trabalho para tomar a segunda dose da vacina. Ao ser atendida no posto do Azulville, não pode tomar a segunda dose da AstraZeneca por conta do agendamento antecipado que o site promoveu.
“Em nenhum momento o site me perguntou quando estava agendada a segunda dose na carteira de vacinação. Apenas me deu a opção de escolher hoje [segunda-feira, 6] ou amanhã [terça-feira, 7]. Eu li que a Prefeitura estava adiantando a vacina AstraZeneca em uma semana. Não nos informaram que a antecipação estava suspensa”.
OUTRO LADO – A Prefeitura informou na sexta-feira, 3, por meio da assessoria de imprensa, que nenhuma vacina será antecipada. O Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a data que consta na carteira de vacinação para aplicação da segunda dose.
“Estamos iniciando o sistema de agendamento online e, se necessário, novos ajustes serão realizados. Alertamos que para a primeira dose é necessário fazer o cadastro no Vacinaja. Todos os documentos continuam sendo exigidos. Pedimos para que a população colabore e utilize o sistema para podermos reduzir o tempo de espera e evitar longas filas”, disse Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial lembrando que após o feriado o sistema vai disponibilizar todas as demais unidades já utilizadas para vacinação.