Sol forte requer mais cuidados com a pele
O clima tropical do nosso país não dá trégua. Cada dia que passa o calor aumenta e consequentemente a saúde da pele é colocada em risco. Para evitar que isso aconteça é sempre bom lembrar dos cuidados ao se expor ao sol.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 60 mil pessoas morrem ao ano por se exporem demasiadamente ao sol, isso porque o excesso pode causar câncer.
Estima-se que mais de 90% das doenças como câncer de pele, melanoma cutâneo que é considerado o mais grave devido a sua alta possibilidade de metástase e outros tipos de câncer sejam causadas pela exposição à radiação ultravioleta (UV); em média, 60% dessa radiação atravessam as nuvens.
“O principal risco causado pela exposição solar intensa é o câncer de pele que pode ser de um tipo mais simples, chamado de carcinoma ou o tipo gravíssimo, chamado melanoma. Além disso, a exposição solar intensa leva a um envelhecimento precoce, formação de manchas e rugas e lesões cascudas chamadas de ceratoses seborreicas”, diz Moyses Costa Lemos, dermatologista.
Para aproveitar um verão cheio de saúde e de bem com a vida, é necessário tomar certos cuidados, um deles seria o uso frequente de protetores solares, podendo evitar insolações, queimaduras, alergias e principalmente doenças.
O número de pessoas que procuram tratamentos médicos, com problemas de saúde na pele, tem crescido a cada dia mais.
“São muitas pessoas todos os dias. Em meu consultório chego a ver 10 casos de lesões cancerígenos ou pré-cancerígenos todos os dias. Fora os tratamentos de rugas e manchas que se tornam precoces e muitas vezes precisamos associar equipamentos especiais como laser para amenizar os efeitos inestéticos do sol”, confirma Lemos.
Para Maria Helena Possati, gerente da Rede Farma Sete, às vezes é muito melhor gastar dinheiro com um bom protetor solar do que ter consequências graves no futuro. “Na nossa rede de farmácias, procuramos manter toda linha de protetores solares, desde os mais caros aos mais baratos. Eu já convivi com uma pessoa que teve câncer de pele e a doença é dolorosa. Para mim é muito melhor gastar dinheiro no presente e se proteger do que gastar no futuro e sofrer”.
SINTOMAS – A radiação solar agride a pele gradativamente, por isso, muitas pessoas ao se expor ao sol, as pessoas sentem depois de certo tempo um desconforto, como ardência e coceira, isso acontece porque essa radiação solar penetra nos vasos, fibras e melanócitos, o que causa uma agressão à pele quase imperceptível e nociva, mas isso pode trazer complicações futuras.
O UVB é o raio solar que mais prejudica a saúde da sua pele. Ele é imediato e pode causar ressecamento, bolhas, queimaduras graves, descamações e vermelhidão.
O raio UVB penetra superficialmente na sua pele, essa radiação é maior durante o verão e contribui para alterações nas células causadoras do câncer.
Para você que costuma se bronzear em clínicas, é bom lembrar que a quantidade de UVA utilizada nas câmaras de bronzeamento artificial pode chegar a 10 vezes mais que a luz solar. Os raios UVA penetram profundamente na pele, são eles os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento e também predispõe à pele ao surgimento do câncer.
Para proteger sua pele, segue algumas dicas:
– Recomenda-se evitar se expor ao sol nos horários das 10h às 15h, devido ao maior número de raios ultravioletas. Para quem gosta de tirar um cochilo durante toma um sol, cuidado, o ideal é mudar de posição sempre.
– Atenção especial para áreas sensíveis como, lábios, rosto, mão, pés e cabeça, principalmente os calvos, usar um protetor solar de FPS maior.
– Se quiser pegar um bronze, opte por tomar sol durante a manhã, de preferência até as 10 horas.
– Atenção! Para você que adora ir à piscina cheirosa e usar pó descolorantes para pelos, esses produtos em contato com o sol podem causar alergias a sua pele. Sol, protetor solar e acetil-salicílico (aspirina), também não combinam, evite.
– Em um dia quente não esquecer de aplicar protetor solar, além de dar uma atenção especial para seus lábios, opte por usar batons com filtro solar.
– Coloque a vergonha de lado, e faça bom proveito dos guarda-sóis, de preferência aos de algodão e de cores claras, eles são bem vindos nessa época do ano.
– Antes de comprar um protetor solar, verifique qual o mais apropriado para seu tipo de pele, em caso de duvida, escolha os com FPS mais elevados. Lembrando que o mormaço também pode causar danos a sua pele.
– E pra garantir um verão seguro lembre-se o uso do protetor solar deve ser frequente, fique atento ao modo de usar, exposto na embalagem do produto.