SP retorna à fase vermelha à meia-noite de sábado
Medida tem previsão de durar duas semanas, a depender da evolução da curva de infecções, óbitos e internações da doença
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (3) que todo o Estado voltará à fase vermelha a partir da meia-noite de sábado (6). A medida tem previsão de durar duas semanas, a depender da evolução da curva de infecções, óbitos e internações devido ao novo coronavírus e não incluirá, por ora, o fechamento de escolas. Essa medida das escolas contraria o que desejava o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Na fase vermelha, apenas os serviços essenciais estão permitidos. Mas, nesta semana, Doria permitiu que templos religiosos fossem incluídos na categoria, desde que respeitadas regras de distanciamento social.
O avanço da doença obrigou o governo estadual a ampliar as restrições. Hoje, 74,3% das vagas no estado estão ocupadas, índice que sobe a 75,5% na capital. Já o isolamento social, monitorado pela movimentação de pessoas com telefones celulares rastreáveis, está em meros 39% – o ideal seria superior a 60%.
Até a manhã de quarta-feira morreram 60.381 pessoas, tendo 2.068.616 casos confirmados no Estado.
Antes desse anúncio, 76% dos paulistas estavam na fase laranja, 15%, na vermelha (incluindo São Carlos) e o restante, na amarela.
SÃO CARLOS – São Carlos contabilizava até terça-feira (2) 10.461 casos positivos para COVID-19 (89 resultados positivos divulgados nesta terça), com 141 óbitos confirmados e 119 descartados.
Dos 10.461 casos positivos, 9.848 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 11 óbitos sem internação, 602 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 421 receberam alta hospitalar e 130 positivos internados foram a óbito. 9.920 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 27.670 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (114 resultados negativos liberados nesta terça).
A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está agora (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 75% (33 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 31 adultos e 2 crianças). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 82,5%. Na enfermaria/SUS estão internadas 24 pessoas. Na rede particular 8 pessoas estão internadas na enfermaria e 12 na UTI.
O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).
O QUE DETERMINA A FASE VERMELHA
PERMITIDOS:
Serviços essenciais como: hospitais, farmácias, centros de saúde, padarias (não para consumo local), petshops, clínicas veterinárias, igrejas e templos religiosos, correios.
PROIBIDOS:
Shoppings, comércio de rua, galerias
Consumo local em bares e restaurantes
Salões de beleza e barbearia
Eventos, convenções e atividades culturais
Academias
Demais atividades que gerem aglomerações
Funcionamento parcial
Lojas de conveniência: venda de bebidas alcoólicas após 6h e até 20h
Funcionamento facultativo
Escolas com aulas presenciais.