Mosquito transmissor

Tecnologia desenvolvida pela parceria entre USP e outras universidades utiliza cúrcuma para combater Aedes aegypti

Num parceria entre pesquisadores do IFSC/USP, com outras universidades brasileiras e também da A&M Texas University (EUA), foi desenvolvida uma fórmula, que promete combater o transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Essa pesquisa foi publicada recentemente na revista científica “Pharmaceutics”.

Para a nova fórmula, é utilizado um ingrediente bastante conhecido:  a cúrcuma (cujo princípio ativo é curcumina). Neste estudo, a cúrcuma é introduzida em microcápsulas e depois é depositada em locais onde se encontram as larvas do mosquito. Após a ingestão pelas larvas, estas serão liberadas no trato digestório e com a luz solar, produzirá toxinas potentes para eliminá-las.

Durante muito tempo, a eliminação do mosquito dependeu de utilização de inseticidas químicos (o que prejudica muito o meio ambiente). Porém, os insetos têm se tornado cada vez mais resistentes.

Com essa proposta, será possível aliar o poder da luz solar com um ingrediente totalmente natural como cúrcuma e além de tudo, não oferece riscos nem para o meio ambiente nem para outros seres vivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Recomendamos para você

Há 54 minutos
Educação
Com muito orgulho, a Rede Municipal de Educação de Ibaté celebra mais uma grande conquista: […]
Há 1 hora
Saúde pública
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 13, uma ação de combate […]
Há 2 horas