30 de Novembro de 2023

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Temporal causa “apagão” no município

Temporal causa “apagão” no município

Falta de energia elétrica atingiu tanto zona urbana quanto zona rural, prejudicando toda a população itirapinense

08/11/2023 21h17 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Temporal causa “apagão” no município Divulgação

Grande parte da área urbana e também zona rural de Itirapina ficou sem energia elétrica desde a última sexta-feira, 3 de novembro, quando um  o Município foi atingido por uma tempestade. A Neoenergia Elektro, empresa concessionária que fornece a energia culpou o temporal e a queda de árvores e postes pelos problemas.

A Prefeitura de Itirapina divulgou que estava cobrando providências da empresa. “Diante do registro de muitas reclamações dos munícipes sobre a falta de energia elétrica em  vários pontos da cidade e da zona rural de Itirapina, a Prefeitura de Itirapina informa que cobrou medidas imediatas da concessionária Elektro através de seu representante Sr. André Fernandes, enfatizando a importância da eletricidade para os cidadãos e reforçando a necessidade de uma prestação de serviço adequada por parte da empresa.

O Poder Público Municipal se solidariza com cada morador que fez contato através do único número disponível pela Elektro (0800 7010102) e destaca que, tanto a prefeita de Itirapina Profª Graça Zucchi Moraes, como o vice-prefeito Antonio Rafael Sanches (Lemão), estão monitorando o problema enfrentado pelos munícipes e cobrando medidas imediatas da Elektro para restaurar o fornecimento de energia aos moradores afetados”, diz o texto.

OUTRO LADO

A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município divulgou a seguinte nota à imprensa na última segunda-feira, 6 de novembro. “A Neoenergia Elektro informa que já normalizou o fornecimento de energia para 97,5% dos clientes de Itirapina afetados pelo temporal que atingiu o Estado de São Paulo na sexta-feira (3). A empresa mobilizou rapidamente seu efeitos, intensificando o número de equipes nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas.

Os ventos fortes provocaram a queda de inúmeras árvores que ocasionaram o rompimento de cabos e queda de postes. As equipes atuam desde o início da tempestade na recomposição de trechos da rede elétrica.

Em Itirapina, as equipes atuam em alguns bairros, onde realizam ores reparos necessários, nesses locais, aa rede elétrica foi extremamente danificada. A queda de árvores provocou o rompimento de cabos e queda de postes. Os eletricistas se empenham na recomposição da rede elétrica, mas o serviço é complexo e existe um tempo maior para a conclusão.

A distribuidora pede o apoio e compreensão da população, já que os temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica e reforça que disponibiliza todo o contingente em campo e na operação para que o sistema volte a operar normalmente.

Em período chuvoso, a distribuidora pede o apoio e a compreensão da população, já que temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica e reforça que disponibiliza todo o contingente em campo e na operação, para que o sistema volte a operar normalmente. Para ter segurança durante os temporais, evitando principalmente os raios, a Neoenergia Elektro reforça algumas orientações:

– Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante as tempestades elétricas ou em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. Cobri-los não gera qualquer efeito de proteção;

– Não mude a chave verão/inverno – fria/morna/quente) do chuveiro se ele estiver ligado e principalmente nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas;

– Fique longe de objetos isolados, como árvores e postes de luz. Procure uma casa de alvenaria e fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente durante a incidência das descargas atmosféricas.”

– Os veículos também se constituem num dos melhores abrigos contra os raios, não pelos pneus, mas pela proteção proporcionada por um fenômeno conhecido como Gaiola de Faraday que, em resumo, significa que dentro de uma gaiola a eletricidade não penetra;

– Se durante um temporal ocorrer de algum cabo do sistema elétrico se romper (por queda de galhos de árvores ou raios, por exemplo), não toque nem chegue perto do local. Se o mesmo vier cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo, pra tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a empresa distribuidora de energia responsável.

 

MUNICÍPIO É O MAIS PREJUDICADO

Há sete anos, em 2016, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelando que os moradores de Itirapina são os que mais sofrem com a queda de energia na região. Eles ficam sem força em uma média de 17 horas, sendo que o permitido é de nove horas.

O painel de desempenho das distribuidoras de energia corresponde ao período de junho de 2015 a maio de 2016. Os dados também informaram que a cidade teve uma frequência de quedas acima do limite de oito vezes.

Por causa dos transtornos com a queda de energia, as concessionárias têm reembolsado cada vez mais os clientes. Os valores são calculados em cima da conta que cada cliente paga em média.

De acordo com o especialista em energia elétrica, Mauro Forgerini, o único modo de evitar os problemas de queda de energia é realizar uma manutenção total nas redes elétricas da cidade. “O ideal é que se faça algo preventivo, e esse é o momento. É necessário que seja nessa época de estiagem que estamos passando, já que é no verão que as coisas acontecem”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x