Terreno é usado para descarte irregular de resíduos
Moradores do bairro Douradinho, mais precisamente da rua Francisco Dirce Barbosa, estão indignados com o descaso de anos de uma área pública municipal que recebe frequentemente o descarte irregular de todo tipo de entulho e lixo doméstico.
De acordo com uma reclamação enviada por e-mail, no dia 27, um morador ligou na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, notificando o chefe de Fiscalização, conhecido como Vieira, de que pessoas estavam no local descartando entulhos irregularmente.
De acordo com o denunciante, nenhuma equipe foi até o local para constatar a infração, sendo informado apenas por Vieira que as devidas providências seriam tomadas na segunda-feira, 29 de abril. Porém na sexta-feira, 3, a reportagem do Primeira Página foi até o local e constatou que a sujeira ainda estava amontoada no terreno.
O terreno fica ao lado da construção de uma escola de educação infantil, que também tempos atrás estava causando transtornos por causa do abandono.
Segundo o morador José Luis da Silva, a informação passada pela administração anterior era de que no local seria construído um ecoponto, para o descarte regular de resíduos sólidos, assim como outros já implantados em regiões da cidade. “Agora estamos sabendo que a nova administração não irá mais investir no projeto. A única tarefa que realiza é limpar a área a cada 20 ou 30 dias”, diz Silva.
Com toda sujeira acumulada, a presença de cobras e roedores, é comum ter no local e também próximos das residências. O mau cheiro também é constante já que até animais mortos, como cachorros e gatos, são encontrados no meio do lixo.
O morador Valdocir Camarinho diz já que discutiu com diversos carroceiros que vão até o local jogar entulhos e afirma que já escutou dos próprios infratores que possuem autorização de um vereador para realizar o descarte no terreno. Porém nenhum morador soube informar o nome deste vereador.
Outro problema grave neste local, segundo informações dos moradores, é que no meio da mata há uma nascente de água que pode ser contaminada com o lixo e restos orgânicos despejados no terreno.
“Se chover, o risco de toda sujeira e restos de animais descerem para a nascente e contaminá-la é grande”, ressalta Camarinho.
A moradora Fabiana Cristina Pereira de Carvalho é outra reclamante do descaso e sugere que em vez de deixar a área inutilizada servindo de entulheira, seria mais útil e saudável a todos a construção de uma praça ou área de lazer para as crianças. “Antes as crianças brincavam no ‘campinho de futebol’, mas agora com o mato grande e o perigo de cobras, não há mais diversão”, comenta a moradora.
Prefeitura
De acordo com a assessoria de comunicação, em relação ao terreno em questão, ainda segundo informações da Secretaria de Serviços Públicos, deverá ser limpo na próxima semana. Sobre a denúncia, diz não ser possível fazer autuações em flagrante depois que os infratores deixarem o local. Se a denúncia foi feita no sábado, nenhuma equipe poderia se deslocar até o local, pois não há expediente aos finais de semana.
Porém se os moradores tiverem meios de fotografar os indivíduos, tornando possível a identificação dos infratores, podem levar as provas até a secretaria para possíveis notificações.
A assessoria confirma que a área é de propriedade da Prefeitura Municipal de São Carlos, sendo assim, nenhum vereador, como citado pelos moradores, pode autorizar o despejo de resíduos por carroceiros, tendo em vista que o mesmo não é proprietário do terreno para tal autonomia.
é óbvio que as pessoas que estão construindo suas casas com dificuldade irão achar maneiras mais ´econômicas` de descartar os resíduos das obras.
isso está sendo dito desde que o nosso querido prefeito trocou os pés pelas mãos e começou a fazer as besteiras que se repetem dia-a-dia como por exemplo o aumento exagerado do preço das caçambas.
a prefeitura pode ir se preparando para começar a limpar terrenos baldios, rios e esquinas escuras da cidade.
boa sorte altomoney.