14 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Tundisi apresenta 50º livro

Tundisi apresenta 50º livro

Lançamento do novo livro de Tundisi reúne acadêmicos, pesquisadores e público em geral em São Carlos

26/06/2024 00h16 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Tundisi apresenta 50º livro FOTO: Prof. Dr. José Galizia Tundisi autografa seu novo livro “SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)” em festa de lançamento no Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade Foto: Divulgação

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

DA REDAÇÃO 

O quinquagésimo livro escrito por José Galizia Tundisi, “SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)”, foi lançado na última semana em uma grande festa do conhecimento no Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade

Com apoio do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e do Instituto Mário de Andrade (IMA) aconteceu no dia 18 de junho, em São Carlos, o lançamento do livro, “SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)”, do professor doutor e pesquisador José Galizia Tundisi.

O lançamento, que comemorou o mês do Meio Ambiente, aconteceu no Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade e contou com a presença de inúmeros pesquisadores, acadêmicos, professores e autoridades, além de admiradores, amigos, familiares e público em geral, que prestigiaram Tundisi. Para compor o cenário do imponente prédio, localizado na rua Dom Pedro II esquina com a esquina com a Rua Padre Teixeira, foi exposto um veículo Ford 1927.

O Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade iniciou suas atividades em maio de 2023 e além de sediar o Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Contribuinte da Cultura, abriga outros projetos afins, entidades culturais e prestadores de serviços que têm conexão com as áreas da arte, da educação e da cultura. Para Fátima Camargo, presidente do IMA / Projeto Contribuinte da Cultura, foi uma alegria receber o lançamento do livro no novo espaço. “Foi um grande prazer receber esse lançamento, principalmente, pela história de vida de Tundisi, que tem um olhar sempre adiante e a percepção de que empreendedorismo está em todas as áreas, inclusive na cultura. Foi uma noite maravilhosa e muito significativa, com a presença do professor Tundisi, do público em geral e de tantos pesquisadores e pessoas com afinidade com os temas que trabalhamos. Muitos conheceram o Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade durante o lançamento e espero que continuemos trabalhando nesse sentido para consolidar nosso Centro e poder receber nele novos projetos como esse”.

Durante o evento, José Galizia Tundisi agradeceu a presença de todos, em especial da esposa e parceira de pesquisas Takako Matsumura e do filho José Eduardo, contou como foi a elaboração do livro e apresentou os principais pontos abordados nesse que é seu quinquagésimo livro. “A partir de minhas experiências como pesquisador, professor e Secretário Municipal, o livro reúne experiências, vivências, conceitos, ideias, projetos, programas e políticas públicas para que São Carlos possa ser uma cidade sustentável até 2030”.

Para Tundisi, não só São Carlos, mas todo o país e o mundo ainda precisam evoluir muito em relação à sustentabilidade.  “Dados apontam que 50 milhões de brasileiros vivem sem tratamento de esgoto, que dois milhões não têm acesso à água tratada e que três mil municípios têm lixões a céu aberto. Em escala global, estamos vendo o uso insustentável dos recursos hídricos e o aumento das enchentes e secas mostra a grande vulnerabilidade das populações humanas, especialmente nas zonas periurbanas das grandes metrópoles. Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem em periferias. O que proponho no livro são soluções para o problema de acessibilidade à água, com ações que o município pode desenvolver para a geração de emprego e renda; diminuição dos custos da energia hidroelétrica; acesso à energia para populações de baixa renda; promoção de novas indústrias e construção de equipamentos, entre outras”, explica Tundisi.

“SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)” foi publicado pela editora Scienza, totalmente financiado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), com contribuição da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas e deverá se tornar referência, também, para municípios que propõem a mesma perspectiva de sustentabilidade.

A primeira tiragem da obra foi distribuída, gratuitamente, durante o lançamento, e uma nova tiragem já está prevista para sair em breve.

Sobre o autor

José Galizia Tundisi é formado em História natural pela Universidade de São Paulo (1962), mestre em Oceanografia na University Of Southampton (1966) e doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1969). É Presidente fundador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) de São Carlos e da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).

Atual Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Carlos, tem uma reconhecida trajetória como acadêmico e pesquisador. Pioneiro no campo da Limnologia e Ecologia no Brasil, José Galizia Tundisi foi o criador da pós-graduação na UFSCar e recebeu inúmeros prêmios entre os quais se destacam as condecorações Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994), a Comenda Rio Branco (1996) e a Medalha Naumann-Thienemann da International Society of Limnology (SIL) (2022), a mais alta honraria concedida internacionalmente por contribuições científicas para a limnologia.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x