23 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Turistas de Ribeirão Bonito conhecem atrações do município

Turistas de Ribeirão Bonito conhecem atrações do município

Visita faz parte do Projeto Rota Interior, da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, liderado pelo secretário adjunto Cristiano Macedo

02/06/2023 08h01 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Turistas de Ribeirão Bonito conhecem atrações do município Divulgação

Um grupo de turistas da Terceira Idade do município vizinho de Ribeirão Bonito esteve conhecendo as atrações turísticas de Itirapina no último sábado, 27 de maio. A visita faz parte do Projeto Rota Interior, da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, liderado pelo secretário adjunto Cristiano Macedo.

A prefeita Dona Graça Zucchi de Moraes (PSDB) fez questão de recepcionar os turistas pelas várias atrações da cidade e acompanha-los no trajeto. “Este sábado foi dia de receber os simpáticos visitantes da terceira idade de Ribeirão Bonito para conhecer Itirapina. Começaram pelo Broa, Fazendinha, Praça da Matriz, almoço no Paraíso das Águas, finalizado com um animado bingo. O nosso letreiro com o nome de Itirapina não podia ficar de fora das fotos, é claro”, afirma a prefeita.

Para a prefeita, além do turismo que traz pessoas de cidades distantes, também é importante o turismo regional, pois muitos moradores de determinadas cidades não conhecem os municípios vizinhos e seus atrativos. “São grupos das cidades vizinhas visitando Itirapina e conhecendo alguns pontos turísticos do município. Esses grupos precisam repetir a visita muitas vezes para conseguir desfrutar dos muitos outros locais lindos que temos.  Agradecemos ao pessoal do COMTUR, Teca, Rosa, Paloma, Du Mancuso e Benedita Cipriano pela participação, acolhida e por guiar os turistas nos passeios”.

ATIVIDADE FUNDAMENTAL

Atualmente, o Turismo é uma atividade econômica importante nas cidades de todo o país. De acordo com estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o consumo do turista no Brasil movimenta 571 atividades econômicas: 21 serviços ligados diretamente ao turismo, como agências de turismo, hotéis, companhias aéreas; 191 atividades dedicadas aos moradores locais, como bares, restaurantes, táxis e serviços médicos, mas que também atendem turistas; 142 ligadas aos setores de fornecimento de bens e serviços que atendem as empresas de turismo, como agricultura familiar, terceirização de serviços de limpeza e contabilidade e 217 não são ligadas ao turismo, mas se aquecem quando há mais turistas no país. É o caso de oficinas mecânicas e construção civil. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, R$ 20 são injetados na economia do Brasil por meio do consumo dos visitantes estrangeiros, um retorno de até 2.000% para a economia.

Em Itirapina, o governo municipal tem se movimentado para tentar se aproveitar da beleza natural e dos imensos atrativos que a cidade tem para atrair cada vez mais os visitantes do Brasil e do exterior.

Apesar de emergente, o turismo de Itirapina ainda tem várias lacunas. Uma delas é a ausência de informações precisas. Apesar de ter o selo de MIT (Município de Interesse Turístico), falta à cidade uma base de dados, com números de turistas, interesses, origem e destino e etc.

Itirapina é integrante de uma Governança Regional denominada “Serra do Itaqueri”, um conglomerado que abrange 14 municípios da região, entre eles Itirapina, São Carlos, Brotas, Analândia, Rio Claro, São Pedro, Águas de São Pedro (circuito das águas) entre outros. Além da vinculação turística, o grupo poderá formar uma Associação voltada para todo trade turístico o que pode trazer boas oportunidades não só pra Itirapina como para dos demais municípios.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x