UFSCar lança plataforma
Ferramenta ajuda a encontrar melhores chances de aprovação no SiSU
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2025) tiveram início no dia 17 de janeiro. As pessoas que prestaram o Enem no ano passado correm atrás de uma vaga em uma universidade pública. Mas, com as notas que o estudante conseguiu, em qual instituição teria mais chance? Foi pensando nessa busca por cursos e universidades de todo o País, que alunos da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP) criaram a plataforma Meu SiSU.
A plataforma é gratuita e foi criada por Vinícius Martins Cotrim, estudante do curso de Ciência da Computação da UFSCar; e Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação, ambos da USP, campus São Carlos.
O Meu SiSU reúne dados exclusivos das notas parciais diárias de todas as opções de graduação, incluindo notas de corte, pesos e bonificações. O candidato precisa apenas acessar o botão “Minhas notas” e preencher com as pontuações obtidas no Enem. Em seguida, aparecem “fichas” com as informações dos cursos e já com o cálculo da sua média ponderada em cada um deles, além da nota de corte no último SiSU.
O candidato também pode refinar sua busca por Estado, Cidade, Instituição ou Curso e selecionar a modalidade em que pretende ingressar, como Estudante de Escola Pública (EP), Pessoas Pretas e Pardas (PP), Indígena (I) entre outras opções.
Os dados exibidos na plataforma são obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação (MEC) e atualizados ao longo do período do SiSU. Mais informações e acesso no site https://meusisu.com/