Troca de experiências

UFSCar participa de encontro internacional sobre dor pediátrica

Representantes de 15 universidades do mundo em encontro em Cabo Verde/Divulgação

O Núcleo de Estudos em Dor e Cuidados Paliativos (NEDPali) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participou, entre os dias 21 e 27 de julho, de um encontro internacional realizado na cidade de Praia, em Cabo Verde. A atividade reuniu representantes de 15 universidades do Brasil, Peru, Moçambique, Portugal, Espanha, Polônia, Turquia e do próprio Cabo Verde, parceiras do projeto Hupedcare, que visa fortalecer a educação em dor pediátrica.

A UFSCar foi representada pelas professoras do Departamento de Medicina (DMed), Esther Angelica Luiz Ferreira, líder do Nedpali e coordenadora do Hupedcare na Universidade, e Cristina Helena Bruno, vice-líder do Núcleo. “O evento promoveu uma troca incrível de experiências, pois juntou culturas diferentes em prol de um objetivo único”, conta Ferreira.

O encontro, organizado em conjunto pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e pela UniPiaget, marcou um ponto de viragem para o projeto, que até então havia progredido através de reuniões online. A semana de trabalho intensivo serviu para consolidar o plano de ação, fortalecer os laços entre os parceiros e alinhar a estratégia para os próximos anos. As próximas grandes capacitações (trainings) já estão agendadas para a Turquia, em janeiro de 2026, focadas na fisiologia da dor; para o Brasil, onde se abordará o tratamento da dor em contexto comunitário; e para Portugal (Évora), em novembro de 2026, com foco nas estratégias de apoio à família.

Mais informações estão disponíveis no site da Uni-CV (https://bit.ly/44ZRtoG) e no Instagram do NEDPali (https://www.instagram.com/nedpaliufscar).

Sobre o Hupedcare

O projeto Hupedcare – O ensino superior como motor da humanização dos cuidados em dor pediátrica é financiado pela União Europeia (UE), por meio do programa Erasmus+. O objetivo central é identificar e implementar ações transformadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em universidades africanas e latino-americanas para facilitar a integração, a criação de conhecimento e a cooperação acadêmico-científica sobre Humanização dos Cuidados com a Dor Pediátrica (HPPC).

De acordo com Ferreira, os resultados esperados do projeto abrangem o fortalecimento da colaboração entre parceiros, o desenvolvimento de uma plataforma especializada para transferência de conhecimento em HPPC, capacitação sobre o tema especialmente na África e América Latina, além da criação dos centros de formação tecnológica. “Acredito ser algo inovador, não apenas pela temática da dor pediátrica, mas também por unir a tecnologia à medicina, vinculando tantos países diferentes em prol de um único objetivo, o de educar em dor infantil, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida das crianças mundialmente”, destaca a professora da UFSCar.

O projeto terá duração de três anos e as informações completas estão no site (https://project.hupedcare.com/).

Compartilhe:

Recomendamos para você

Inclusão social
A Prefeitura Municipal de Itirapina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na […]
Há 9 horas
Inclusão social
A Prefeitura de Ibaté realizou, na manhã deste sábado (6), mais uma edição do programa […]
Há 10 horas
Final de ano
O clima natalino continua iluminando Ibaté e atraindo moradores e visitantes para a Praça Central, […]
Há 10 horas