Unidade de Saúde do Jockey promove ação de conscientização e prevenção ao suicídio
Ação faz parte do Setembro Amarelo
Em meio à campanha nacional de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, a Unidade de Saúde do Jockey realizou uma importante ação voltada à conscientização e ao cuidado com a saúde mental. O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas, teve como foco alertar a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio e oferecer suporte a quem precisa.
A iniciativa incluiu uma série de atividades, começando com alongamentos e exercícios físicos, promovendo o bem-estar físico como um ponto de partida para uma mente saudável. Em seguida, os participantes assistiram a uma palestra sobre a importância de falar sobre saúde mental, identificar sinais de alerta e buscar ajuda. Para encerrar a manhã, todos participaram de um café da manhã comunitário, ofertado pelos profissionais da unidade, reforçando o espírito de união e apoio mútuo.
O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela Unidade de Saúde, que já conta com um grupo ativo de participantes que discutem regularmente temas relacionados à saúde física e mental. “Aproveitamos os meses temáticos para trabalhar assuntos pertinentes, e o Setembro Amarelo é um momento crucial para isso. Com o número crescente de suicídios, é fundamental que todos os setores comecem a abordar esse tema de forma mais consistente”, destacou a servidora Roseny Oliveira Rios Lopes, uma das organizadoras do evento, ao lado do fisioterapeuta Cláudio, que não pode estar presente devido a uma viagem.
A expectativa é que essa ação inspire outras unidades de saúde e organizações a seguirem o exemplo, promovendo mais atividades e diálogos sobre a prevenção ao suicídio. “É um trabalho contínuo, uma verdadeira construção coletiva, mas com dedicação podemos impactar positivamente a comunidade”, completaram os organizadores.
O Setembro Amarelo é um movimento de grande relevância, que reforça a necessidade de abrir espaço para conversas sobre saúde mental e, principalmente, sobre a valorização da vida.
Se houver necessidade pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou no site www.cvv.org.br.