Usina de reciclagem de resíduos é destaque na Rio+20
O trabalho da Usina de Reciclagem de Resíduos da Prefeitura de São Carlos, coordenada pela Prohab, foi destaque na Rio + 20, a Conferência da Organização das Nações Unidas, maior evento mundial para discutir Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A experiência de São Carlos está exposta no estande da Frente Nacional de Prefeitos na Conferência, que está sendo realizada no Parque dos Atletas. Foi elaborado um material gráfico e um vídeo (português e inglês) que estão sendo disponibilizados para os participantes da Conferência.
O prefeito Oswaldo Barba, que participou da Rio + 20 na segunda-feira (18), juntamente com o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini e do deputado Federal, Newton Lima, recebeu um certificado pela prática desenvolvidaem São Carlosem gestão local sustentável.
“Temos várias experiências de sucesso para apresentar às outras cidades, mas tínhamos certeza de que o trabalho da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, desde a recepção dos resíduos – feita nos Ecopontos espalhados por regiões da cidade – até a transformação em matéria-prima para a própria área de construção civil do que, antes, era entulho, seria a de maior destaque”, ressaltou Barba.
O trabalho da Usina também foi uma das 30 experiências selecionadas para receber o prêmio “Boas Práticasem Sustentabilidade Ambiental Urbana”, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente, no último Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).
São Carlos possui outras experiências importantes, como o IPTU Verde, que concede desconto para imóveis que tenham área permeável e árvore na calçada, além do Disque-Árvore, que entrega na casa do cidadão mudas de árvores. Inclusive as inscrições para o IPTU Verde 2013 já estão abertas e devem ser feitas no portal da prefeitura: www.saocarlos.sp.gov.br
Durante sua permanência na Conferência, o prefeito Oswaldo Barba também encaminhou para a coordenação do evento a carta intitulada “Plantando o Futuro que Queremos para São Carlos e para o Planeta”.