A Usp, através de seu Conselho Universitário, aprovou no último dia 3 de junho, a ampliação dos campi em Ribeirão Preto e em São Carlos.
Na cidade de Ribeirão Preto, foi adquirida uma área de cerca de 800 mil m², a qual deverá receber futuramente, a nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, com capacidade para 400 leitos. Além disso, o espaço também servirá de integração entre os hospitais Santa Tereza e o Hospital Estadual. Essas unidades provavelmente funcionarão como Instituto de Psiquiatria e Saúde Mental e campo de práticas acadêmicas, na devida ordem.
Já em São Carlos, a ampliação se liga à compra de um terreno de cerca de 5 mil m², anexo à área 1 do campus. Esse espaço foi doado pela Prefeitura Municipal de São Carlos ao Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), através de uma lei municipal de 1968, e depois, foi vendido para uma empresa.
Com a aquisição, que teve o custo avaliado em cerca R$ 14 milhões, espera-se a criação do Complexo de Inclusão e Pertencimento, o qual deverá ampliar o atendimento às demandas de saúde física e mental e de assistência social. No futuro, há expectativa de instalação do complexo para demandas culturais e de extensão.
O reitor da Usp, Carlos Gilberto Carlotti Junior contou que a proposta deve ser analisada e que ainda circulando por instâncias internas da Universidade, ela deverá ser muito benéfica para ambas unidades.