21 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP leva aluno de escola pública aos Estados Unidos

USP leva aluno de escola pública aos Estados Unidos

13/09/2012 12h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP leva aluno de escola pública aos Estados Unidos

Na última semana a pesquisadora Dra. Wilma Barrionuevo, do Grupo de Óptica, do Instituto de Física de São Carlos, na USP, levou o aluno Alexsander da Silva Cardoso para conhecer museus em Washington, nos Estados Unidos.

Alexsander é um aluno do terceiro ano da Escola Estadual Prof. Carlos Augusto de Camargo, da cidade de Piedade, SP.  Ele ganhou esta viagem como prêmio, em uma feira de Ciências, de nível Estadual, organizada pelo professor Vanderlei Bagnato, coordenador do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica e do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica da USP.

A Feira, realizada na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, em São Carlos, contou com a participação de dezenas de escolas do estado de São Paulo e com a presença de cerca de quatro mil visitantes.  Os trabalhos premiados foram também exibidos na Exposição de Ciências do Shopping Iguatemi São Carlos, evento tradicional que atrai estudantes e público em geral de várias cidades do Estado de São Paulo. A fim de estimular os alunos a exporem seus trabalhos, o melhor expositor foi premiado com esta viagem aos Estados Unidos para visitar museus da cidade de Washington (D.C.). Outros quinze alunos, dos cinco primeiros trabalhos premiados, receberam bolsa de Iniciação Científica do CNPq, para que desenvolvessem projetos científicos e os divulgassem em suas escolas, de modo a tornarem-se agentes divulgadores de ciências junto aos seus colegas.

Durante a viagem o aluno ajudou a filmar os museus e mostrou grande curiosidade científica e bastante disposição em interagir com as pessoas. Uma das atrações que mais gostou foi visitar o prédio do FBI e tirar uma foto com um agente do CSI (Crime Scene Investigation). Além disso, adorou conhecer o Museu do Ar e do Espaço, onde viu aviões, foguetes da Nasa, naves espaciais e tocou na pedra da lua. Ao retornar ao Brasil Alexsander disse estar muito agradecido pela oportunidade e que iria aprender inglês e continuar desenvolvendo protótipos tecnológicos. Sua meta agora é tornar-se aluno no curso de Engenharia Elétrica da USP, em São Carlos.

A motivação para o aprendizado de ciências constitui-se em grande desafio. Saber ciências hoje é a única forma de não estar desinformado e entender o mundo que nos rodeia. A realização de atividades que complementem a formação obrigatória nas escolas públicas e a promoção de educação dos cidadãos através de feiras de ciências, exibições cientificas e demais formas de divulgação, é fundamental. Assim, o Grupo de Óptica está de parabéns pela iniciativa de ajudar mais um jovem a desenvolver as suas habilidades científicas e tecnológicas, para que possa ter melhores chances no mercado de trabalho e para que contribua ativamente para o desenvolvimento do País.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x