Usuários reclamam do atendimento do SIM
Os Serviços Integrados do Município (SIM) foi criado para melhor atender à população e oferecer diversos tipos de serviços como alvarás e abertura de empresas, cadastro de autônomos, isenção de IPTU para aposentados e pensionistas e desconto para autônomos em início de atividade, entre outros. O contribuinte também pode requisitar informações sobre dívida ativa e IPTU.
No entanto, usuários reclamam da burocracia para expedição e o grande número de documentos necessários para realizarem seus trâmites, da demora para serem atendidos e as datas que não são respeitadas, onde o usuário têm diversos tipos de prejuízos quando isso ocorre.
Um usuário do SIM que pediu para não ser identificado reclamou da demora no atendimento e do tempo de vencimento do seu documento, onde o SIM não teria cumprido a data e por isso o mesmo estaria tendo gastos adicionais. “Fiquei mais de uma hora esperando, estou com um papel aqui há mais de 15 dias, sendo que isso já era pra ter se resolvido 5 dias atrás. É uma enrolação.”, exclamou o usuário.
Já o comerciante Ernesto de Olibeira, 37 anos, reclamou da burocracia, do tempo que se perde nos guichês de atendimento e do número elevado de papéis requisitados, pedindo muitas coisas só para ter maior arrecadação. “Chega aqui no guichê e o tempo que a gente perde é enorme.”, declarou o comerciante.
Outro lado – De acordo com a superintendencia de administração tributária da Secretaria
Municipal de Fazenda, o SIM Centro realizou 252 atendimentos no dia de hoje
(22/11), o que está dentro da média para o mês de novembro. É importante
ressaltar que o SIM faz cerca de 70 tipos de atendimentos diferenciados, sendo que,
cada um deles demanda um determinado tempo para concluir o atendimento. O que
pode ter ocorrido hoje, portanto, é algo pontual, já que não foi detectado nenhum
problema de ordem técnico o de qualquer outra natureza. O SIM Centro fez, de janeiro
a outubro deste ano 71.230 atendimentos.