“A ocupação dos Sertões de Araraquara” é lançado na Unicep
O curso de História da Unicep tem o prazer lançar o livro “A ocupação dos Sertões de Araraquara: das sesmarias e apossamentos à Lei de terras de 1850”, de Oswaldo Truzzi e Fransérgio Follis, este último docente do curso de história e coordenador de curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Unicep. O livro foi publicado pela EduFSCar.
O lançamento, que contemplará uma palestra sobre o livro ministrada pelos dois autores e posterior venda de livros autografados, será realizado no dia 27 de novembro, terça, às 19h, no Anfiteatro do Campus I da Unicep, Vila Alpes, São Carlos – SP. A entrada é livre para todos os interessados.
O livro demonstra como se processou, desde o período colonial, a ocupação do território brasileiro mediante a doação de sesmarias e a prática dos apossamentos, e também as mudanças, objetivos e consequências da Lei de Terras de 1850. Em outras palavras, demonstra como se processou a concentração da terra e a formação do latifúndio no Brasil.
Aborda, também, as origens históricas da imensa região conhecida até o século XIX como Sertões de Araraquara, região esta que, ao longo dos séculos XIX e XX, deu origem a mais de uma centena de municípios paulistas, dentre esses, Araraquara, Rio Claro e São Carlos. E como se deu a apropriação da terra e a ocupação dos Sertões de Araraquara por posseiros e sesmeiros, as estratégias de apropriação e os conflitos de terras. Trata-se de uma história que avança na interpretação e análise científica e contraria muito do que já foi escrito por memorialistas e escritores amadores sobre a região.
O livro ainda traz mapas, documentos, índices diversos, leis, etc. E contempla também um CD anexo à obra.