Amigo Secreto: Internet ajuda na tradicional troca de presentes
Uma brincadeira tradicionalmente realizada no final do ano pela proximidade do Natal e do Ano Novo é o Amigo Secreto. A tradição é feita por amigos, colegas de trabalho ou familiares que realizam a troca de presentes durante uma reunião ou uma festa. A internet, onde é possível encontrar uma diversidade de assuntos que auxiliam no cotidiano de muitas pessoas, agora possui também o serviço para auxiliar o sorteio entre amigos, dicas de presentes e todos os outros costumes que envolvem o amigo secreto.
Com o serviço oferecido na internet, não é mais necessário promover uma reunião para o sorteio dos participantes, pois o site auxilia em todas as etapas, desde a formação de grupos, troca de mensagens até o sorteio.
Essa novidade chamou a atenção de pessoas que adoram a brincadeira de trocar presentes, como é o caso da administradora pública Daniela Rosim. “Eu adorei a ideia de não ter dor de cabeça com as etapas do amigo secreto. Para mim descomplicou bastante, porque a vida já é muito corrida e poder fazer on-line facilita, já que permite que o encontro aconteça somente uma vez. Além disso, o site permite que aconteça a interação de outras maneiras com o grupo, como sugestão de presentes, mensagens secretas para o amigo, entre outras”.
A publicitária Aline Benites Pisani participará de quatro amigos secretos este ano. “Eu adoro amigo secreto, porque além de ser uma confraternização divertidíssima é engraçado ver as pessoas que não se conhecem direito se esforçando para comprar presentes do gosto do amigo que sorteou”, diz.
Ela comenta que a diversão acontece do começo ao fim da brincadeira: “Tem todo um drama de descrever a pessoa para os outros tentarem adivinhar quem é. Amigo secreto é uma tradição muito engraçada. Todos os anos eu participo de quatro ou cinco”.
Em relação ao novo jeito de organizar o amigo secreto utilizando a internet ela afirma que tem os prós e os contras. “Eu acho muito prático, porque dependendo da turma é difícil todo mundo se encontrar. Neste caso a internet facilita bastante. O site já tem um esquema pra mandar mensagem anônima para pessoa sorteada com perguntas sobre o presente que a pessoa deseja”. Em contrapartida, ela afirma que perde um pouco da tradição. “Por outro lado, perde-se no ritual de se reunir para fazer o sorteio, alguém roubar ou se tirar e depois ter que começar tudo de novo. O gostoso da brincadeira é fazer toda a preparação, sem pular nenhuma etapa”, finaliza.