29 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > As Famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada de Ignácio Loyola Brandão

As Famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada de Ignácio Loyola Brandão

21/08/2013 13h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
As Famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada de Ignácio Loyola Brandão

Nos arredores de Araraquara, mais precisamente no distrito de Bueno de Andrada, quem busca uma boa opção de passeio, pode conhecer as “Coxinhas Douradas de Bueno” no Bar e Mercearia Freitas. Com uma receita secreta e uma visita inusitada, há 13 anos é um dos quitutes mais famosos da região de São Carlos.

Tudo começou em março de 2001, o Bar e Mercearia Freitas, fica localizada na rodovia que liga Araraquara a Matão. Um dia comum, um cliente parou para comprar água e a sobrinha estava com fome. No balcão havia uma estufa com algumas coxinhas, desconfiado e se sentindo sem alternativa, o comprador pediu a coxinha e todos que o acompanhavam deram uma mordida. Resultado foi que acabaram com as coxinhas daquele dia.

Era um dia comum, mas o cliente mudou a rotina de Bueno de Andrada, pois aquele homem era nada menos que o escritor e cronista Ignácio de Loyola Brandão. Espontaneamente, escreveu uma crônica contando sobre a parada repentina para matar a sede e a descoberta gastronômica que havia feito.

Hoje, diariamente, são comercializadas 1200 coxinhas por dia no distrito de Araraquara. Segundo Sonia, a criadora das coxinhas, “Depois da visita de Loyola nosso negócio cresceu muito, mas para experimentar nossa coxinha tem que vir até Bueno”. Aos fins de semana, é vendida uma média de 3000 unidades.

O sucesso é grande e até a Ana Maria Braga já tentou descobrir a receita, mas Sonia garante que não contou o segredo. Além do sabor tradicional da coxinha de frango, ela já inventou muitos outros sabores, e a maior novidade é a coxinha sem glúten. Essa foi uma boa nova para as pessoas que tem alergia ao ingrediente, aqueles que querem manter o peso na medida.

 

A mercearia é um negócio da família e Sonia administra tudo com seu marido Paulo. Com 13 anos de sucesso, o casal já expandiu o espaço, porém não pensa em autorizar a venda das coxinhas, você pode até levar pra casa, mas coxinhas douradas de Bueno, só tem em Bueno de Andrada, a capital nacional da coxinha dourada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x