13 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta homenagem

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta homenagem

Sob a regência de Adriana Martelli, o concerto integra a temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri

18/06/2024 06h04 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta homenagem

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta uma homenagem a compositoras brasileiras no dia 20 de junhoàs 19h, no Teatro Municipal de Franca, com entrada gratuita. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Adriana Martelli, o repertório traz obras de grandes compositoras brasileiras, como Lea Freire, Élodie Bouny, Babi Assad, Angela Ro Ro, Clarisse Assad e Rosinha Valença. A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e o Polo ACIF Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e Bronze ACIF Franca.

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Adriana Martelli, regência

PROGRAMA: Compositoras Brasileiras
LEA FREIRE

Mamulengo [adapt. Elodie Bouny]

 

ÉLODIE BOUNY

Sketches Hachés [adapt. Elodie Bouny]

 

BADI ASSAD

Butterfly [adapt. Elodie Bouny]

 

ANGELA RO RO

Eu não! [adapt. Elodie Bouny]

 

CLARISSE ASSAD

Arcos da Lapa [adapt. Elodie Bouny]

 

ROSINHA DE VALENÇA

Interior [arr. Dino Barioni]

ROSINHA DE VALENÇA

Usina De Prata [arr. Dino Barioni]

Data: 20 de junho de 2024, quinta-feira, às 19h

Local: Teatro Municipal de Franca

Endereço: Av. Sete de Setembro – Franca/SP

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x