8 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Chronoworking valoriza trabalho por resultados

Chronoworking valoriza trabalho por resultados

Tendência no mercado de trabalho prioriza o ciclo circadiano dos colaboradores, prezando pelo bem-estar e produtividade

08/10/2024 16h04 - Atualizado há 28 minutos Publicado por: Redação
Chronoworking valoriza trabalho por resultados

Segundo pesquisa elaborada pela My Perfect Resume, a maioria dos trabalhadores acredita que o horário padrão de trabalho é prejudicial ao desempenho. Outro estudo, realizado pela Deloitte, revelou que, para os brasileiros, a jornada flexível é o benefício mais atraente oferecido por uma empresa.

As informações ajudam a explicar o crescimento de abordagens flexíveis no Brasil e no mundo. Entre as estratégias está o chronoworking ou cronotrabalho, uma tendência no mercado de trabalho que tem como principal objetivo garantir flexibilidade, liberdade e bem-estar aos trabalhadores.

A palavra chronoworking surgiu a partir de duas palavras de origens distintas. O termo “chronus” vem da mitologia grega e representa o deus do tempo e o rei dos titãs, por isso, “crono” remete ao tempo cronológico. Já “working” significa “trabalhando” em inglês. Por esse motivo, alguns lugares se referem à abordagem como como “trabalho cronológico”.

Na prática, o chronoworking diz respeito a uma metodologia de gestão de tempo que permite que cada colaborador da empresa trabalhe em horários que respeitem seu ciclo circadiano, em vez de seguir o horário “padrão” do mercado.

Segundo informações da Universidade de Oxford, o ciclo circadiano é o “ritmo biológico ou relógio biológico”, ou seja, é o “ritmo natural do ser humano”. Em uma empresa, respeitar esse ciclo é entender que cada colaborador tem o seu próprio horário de produtividade. Por exemplo, uma pessoa do setor administrativo pode se sentir mais atenta ao trabalho de manhã, enquanto o profissional de RH, se sente mais produtivo na parte da tarde. Dessa forma, em vez de seguir horários fixos, os funcionários podem escolher sua jornada.

Ao priorizar a qualidade de vida dos funcionários, o modelo de trabalho também pode oferecer vantagens às empresas. Mas para que seja viável, é aconselhável seguir algumas premissas: o compromisso de trabalhar por resultados e a confiança entre a empresa e o time.

Além disso, também é necessário que a organização faça parte da rotina dos colaboradores. Para ajudar a manter os processos organizados e não prejudicar a eficiência do chronoworking, a equipe pode adotar o hábito de fazer organograma para os projetos, deixando claro as atribuições de cada um.

 

Conheça as vantagens e desvantagens do chronoworking

Segundo a Universidade de Oxford, respeitar o ciclo circadiano permite que a biologia humana funcione. Por isso, o chronoworking pode trazer benefícios para as empresas e os colaboradores.

Em entrevista à imprensa, a consultora de bem-estar corporativo, Tawn Williams, destacou que o conceito garante aos colaboradores uma relação mais harmoniosa entre bem-estar mental, físico e emocional, além de apresentar maior produtividade e satisfação no trabalho.

Os aspectos também são citados em pesquisas do mercado de trabalho, mostrando que qualidade de vida é um detalhe importante para os profissionais. Estudo conduzido pelo Gympass constatou que, em 2023, 87% dos trabalhadores relataram ter saído de uma empresa que não priorizava o bem-estar da equipe.

A pesquisa intitulada “A saúde do colaborador brasileiro”, realizada pela empresa Alice em colaboração com a Beneficência Portuguesa de São Paulo e a Fleury, revelou que 80% dos entrevistados afirmaram que a flexibilidade oferecida pelas empresas impacta diretamente o bem-estar e a produtividade.

Nos Estados Unidos, pesquisa divulgada pelo Portal Adzuna mostrou que empresas com iniciativas com foco na qualidade de vida estão em crescimento. As vagas de emprego que anunciam a proposta flexível representam 8,7% das oportunidades oferecidas no país, o correspondente ao aumento de 356% em comparação com o período anterior à pandemia da Covid-19.

Apesar de o chronoworking ser uma estratégia bem vista pela biologia e pela ciência, ainda assim, pode ser recebida com resistência por parte dos empregadores. Isso porque entre as desvantagens desse modelo está a falta de sincronia entre a equipe em alguns momentos. Ao trabalhar em um mesmo projeto, por exemplo, os colaboradores podem se desencontrar durante as jornadas e impactar no andamento do trabalho.

 

Ações podem minimizar os desafios

Para que o chronoworking funcione, as empresas precisam se atentar a alguns detalhes para que os desafios possam ser ajustados. No caso da falta de sincronia entre os colaboradores de um mesmo projeto, as empresas podem adotar ferramentas como o organograma para anotar horários, processos, etapas e responsáveis.

Em alguns momentos, talvez seja necessário que os profissionais busquem um horário em comum para trabalharem juntos, mas isso pode ser decidido de forma planejada e estratégica.

Além disso, os gestores podem monitorar os indicadores de desempenho, colher feedbacks para entender quais ferramentas são necessárias para facilitar a dinâmica entre a equipe e incentivar um ambiente de transparência.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x