14 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Comitê de Cultura apresenta atividades no Festival de Parintins

Comitê de Cultura apresenta atividades no Festival de Parintins

Piauí e Rio de Janeiro também realizaram ações nos estados para celebrar mais uma etapa

02/07/2024 07h36 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Comitê de Cultura apresenta atividades no Festival de Parintins Foto: MinC

Em mais uma fase de consolidação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), três estados realizaram a apresentação de seus comitês nesta semana. Amazonas, Piauí, e Rio de Janeiro celebraram o início das atividades, com diversas manifestações artísticas para demarcar as políticas culturais que já estão sendo implementadas nos territórios.

Aproveitando a grandiosidade do Festival de Parintins, a equipe do Ministério da Cultura (MinC) no Amazonas coordenou uma grande ação para apresentar o comitê e divulgar as ações do MinC no estado. O festival folclórico é considerado a maior manifestação cultural da região, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e está na lista de projetos culturais viabilizados pela Lei Rouanet.

Nesta sexta (28), o comitê de cultura do Amazonas realizou um ato de solenidade com exibição do vídeo de apresentação, explicando as etapas e os objetivos do PNCC. A ação aconteceu na Estação da Cultura em Parintins (AM), local que reúne arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais para os visitantes que estão na Ilha Tupinambarana, acompanhando a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

A secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, reafirmou a necessidade de tornar concreta uma política pública pensada para transformar a estrutura do país.

“Quando o presidente Lula pensou nos comitês e a ministra Margareth Menezes assumiu essa tarefa, o objetivo era atingir a população mais pobre, para que os recursos públicos sejam acessados, utilizados e sirvam à emancipação do nosso povo brasileiro. A gente precisa formar e dotar de melhor capacidade de ação as pessoas que fazem cultura”, lembrou.

Para o coordenador do Escritório Estadual do MinC no Amazonas, Ruan Octávio, a ação é uma demonstração concreta de que o Ministério da Cultura está de volta.

“Realizar uma agenda integrada entre o MinC, o comitê de cultura do Amazonas e o Iphan é importante para divulgar o tamanho dos investimentos feitos no Festival de Parintins por meio da Lei Rouanet, e o tamanho dos investimentos que estamos fazendo por meio da LPG (Lei Paulo Gustavo) e da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Essa atividade é uma forma de divulgar para a sociedade amazonense e para os visitantes da Ilha Tupinambarana que o MinC voltou, está atuando e fazendo chegar à ponta as políticas públicas de cultura”, celebrou.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a apresentação do comitê de cultura do estado aconteceu na Areninha Cultural Renato Russo, localizada na Ilha do Governador. No dia 23 de junho, apresentações de orquestras formadas por crianças, grupos de dança e de teatro marcaram a solenidade. Um circuito de exposições, com produtos artesanais, comidas típicas e obras de arte, também fez parte da programação.

“Com a criação do comitê de cultura, espera-se que cada vez mais talentos sejam descobertos e valorizados, contribuindo para um futuro culturalmente rico e diversificado”, destacou Elis Regina, presidente da organização da sociedade civil (OSC) que representa o comitê junto ao MinC.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x