Compasso Centro de Danças abre atividades gratuitas
Para celebrar o Dia Internacional da Dança, a Compasso Centro de Danças realizará na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, uma série de atividades gratuitas. Em 2013 a escola traz como novidade workshop de ballet clássico e palestra “Figuras da Dança”, ambos realizados pela São Paulo Cia. de Dança.
Dando início às atividades, amanhã, 26, às 16h, haverá sessão do filme, “Only When I Dance – Só Quando eu Danço” e às 20h, apresentação de diversas modalidades de dança com alunos e professores da escola. Tudo acontece na Escola Compasso Centro de Danças que fica na rua Treze de Maio, 2141. A entrada é franca.
No sábado, 27, a partir das 14h, serão ministradas no Teatro Municipal de São Carlos, aulas de ballet clássico com Guivalde de Almeida. Às 20h haverá apresentação com alunos e professores da escola Compasso. Além disso, os interessados poderão conferir a exposição fotográfica “Body Painting With Light”, onde os corpos das bailarinas são usados como uma plataforma que capta a luz do projetor. As imagens capturadas são dos fotógrafos Itamar Matos e Carlos Matos e ficarão disponíveis para visitação na escola Compasso até sábado, 27.
De acordo com o coreógrafo, bailarino profissional DRT 0036428/SP e diretor da escola Compasso, Itamar Matos, a iniciativa de comemorar a dança em suas diversas vertentes, integrando alunos, professores e pessoas interessadas através de atividades gratuitas é uma forma de fazer com que todos reconheçam a importância desta arte corporal.
“É importante dar maior visibilidade à dança, lembrando da sua importância e das suas demandas. O Dia Internacional da Dança vem como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Um dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecer melhores políticas públicas voltadas à dança”.
Matos completa: “A dança sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história, mas também ela faz parte do nosso cotidiano e está marcada nas pequenas coisas, muitas vezes até imperceptíveis. Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano, a cultura”.
A programação é aberta para todas as pessoas que tenham interesse em conhecer e apreciar a dança, a partir de oito anos.
29 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
A Comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco. A data comemora o nascimento de
Jean-Georges Noverre (1727- 1810), o criador do balé moderno.