23 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Conheça os escritores e as escritoras selecionadas para expor no V Festival do Livro de São Carlos

Conheça os escritores e as escritoras selecionadas para expor no V Festival do Livro de São Carlos

Toda semana um artigo no Primeira Página sobre o V Festival do Livro

07/07/2024 22h57 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Conheça os escritores e as escritoras selecionadas para expor no V Festival do Livro de São Carlos

Em 2024, o V Festival do Livro abrirá espaço para 20 participantes terem a oportunidade de expor seus livros. Todos são escritores ou escritoras residentes em São Carlos ou na região. O Festival do Livro, iniciado em 2015, é um espaço para que os autores locais possam se apresentar e divulgar seus trabalhos.
Com a definição dos 20 participantes, foi aberto um novo formulário, dessa vez para a elaboração de uma lista de espera (https://forms.gle/oJTCaDtjVKMKMPU2A). Confira agora todos os 20 participantes que estarão no V Festival do Livro, nos dias 19 e 20 de outubro, na FESC Vila Nery.

Adilson Marques – Paulistano, reside em São Carlos desde 1998 quando veio para trabalhar como animador cultural no SESC. Em 2003 ingressou por concurso na FESC, atuando na área temática Cultura e memória. É autor de 63 publicações entre livros e HQs, além de artigos em diferentes revistas e livros. No V Festival do Livro vai lançar o volume dois da HQ Operação Mauthausen, ilustrado por João Marcos Akicekria.

Além Santos – Nascido em São Carlos, é formado em matemática, mas assíduo estudante de filosofia, o que visivelmente se reflete em sua literatura. Mergulhou de vez no fazer literário a partir de 2023, ano em que ingressou na Academia Literária de São Carlos. No Festival vai apresentar as obras: MicroMetaFísica: Identidade, Metafísica, Morte e Felicidade; MacroMetaFísica, e Fratri. Também vai lançar Viva a Ebulição Global, uma coletânea de textos ficcionais escritos em parceria com Raphael Samaniego, abordando o tema das mudanças climáticas.

Alessandro Aparecido da Silva – Escritor formado em Teologia, Filosofia e Educação Ambiental. Nasceu em Cambuí/MG. É casado com Talita Martins. Atualmente esta em São Carlos. No festival do livro pretende lançar o livro O despertar do amor em reflexões.

Antonio Aparecido Rauedi Matheus – Escritor, Antropólogo Forense, Dirigente de ONG na Cultura e Educação, Depositário do INPI. No Festival do Livro lançará três obras: Os Parâmetros Parietais – Quem vê cara vê coração (2a Edição), que aborda o diário de uma adolescente esquizofrênica, Os Rádios Humanos – Sinta cada Sentimento (2a Edição), que trata da relação de duas amigas, na Holanda e na Dinamarca, e um garoto de dez anos autista e surdo mudo e Os Rádios Humanos 2 – e os Dez Sentimentos Proibidos, que retrata o desaparecimento de uma menininha de 9 anos na saída da igreja, unindo assim, uma psicóloga alcóolatra, uma bailarina, um engenheiro elétrico morador de rua e um psicólogo ogro e ranzinza.

Caroline Vitti Kageyama – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP-São Carlos, também em Artes Visuais e em Pedagogia. Atualmente é professora de arte e coordenadora pedagógica em uma escola de educação infantil, trabalhando com crianças nos últimos 12 anos. Em 2024 escreveu o livro infantil “O Tatara-tatara-tataravô do Bolinha” pela Editora Scienza, que conta uma história que mistura fantasia e a arte do pintor Vincent van Gogh.

Cristal Rodrigues Recchia – Editora-chefe da Editora Goiabinha, uma editora independente, do segmento infantil, com foco na publicação de livros infantis e infantojuvenis, materiais didáticos e jogos pedagógicos. Na Feira do Livro vai expor os livros de sua editora.

Daniel Moutinho de Oliveira – Natural de Itápolis, vive desde 2018 em São Carlos, quando veio para estudar Biblioteconomia na UFSCar. No Festival do Livro vai expor Margarida, um livro que faz uma imersão nos sentimentos causados por uma paixão descontrolada, vivida no início da pandemia. Um apaixonado, que aprendeu e cresceu com seus erros, trazendo neste livro o amadurecer de um jovem perdido em sentimentos. Um livro que discorre sobre os momentos vividos em poesias.

Edy Silva Poeta – Natural de São Paulo, reside em Ibitinga há 34 anos. Escreve poesias desde os 14 anos. É mecânico e microempresário, tendo participado de 3 livros com poesias próprias. Em 2023 lançou o livro A conquista de um sonho – poemas de um apaixonado, na Bienal do Rio de Janeiro, e fará o lançamento na cidade de São Carlos, durante o Festival do Livro.

Gabriel Carelli – técnico e operador de vídeo na cidade de São Paulo, tem trabalhado com os mais diversos tipos de eventos, dentre eles musicais da Disney. São-carlense, também é participante do coletivo Librum, e lançará no Festival do Livro sua primeira obra: SIGILO DO MUNDO, um aglomerado de textos sobre o mundo subjetivo do autor, que ilustram desde a adolescência até parte da vida adulta, compartilhando as mais diversas perspectivas.

Hojana Mári Ianeselli Pavani – é uma estudiosa dedicada ao desenvolvimento humano, com um foco especial na conexão entre a psique e a busca pela felicidade. Com formação internacional em Professional Self Coaching, Hojana se dedica tanto à escrita quanto aos processos de mentoria corporativa e individual. Coordenadora Editorial e Autora dos livros Para Além da Sala de Aula, volume 01 e 02 e Cartas para o Seu Eu, que exploram de forma leve e com bastantes clareza sobre esses temas.

Jenny Alexandra Rugeroni – é autora dos romances A Herdeira do Silêncio, O Ano em que não Choveu, Um Céu de Estrelas Curiosas e Insubordinada, além de diversos contos e crônicas premiados em concursos. NO V Festival do Livro lançará Gabrielle Andersen, Rudyard Kipling e minha mãe, livro com treze contos e crônicas que abordam problemas sociais e familiares sob o olhar feminino, a partir de experiências da própria autora.

João Alves de Souza Neto – Formado em matemática pelo ICMC/USP, com mestrado em Educação pela UFSCar; trabalha desde 2014 com edição de livros didáticos de matemática. Em 2023 publicou seu primeiro livro infantil ilustrado. No Festival do Livro vai expor 3 livros: A borboleta Beêta, que trata da trajetória de Ovo, que foi acolhido em família de bichinhos diversos; Plic, que aborda o sono de uma criança é interrompido por diversos sonhos e pesadelos, decorrente de goteiras dentro do quarto que fazem “plic plic”, e Operação aurora, livro infanto-juvenil no qual quatro filhotes de animais surgem misteriosamente no meio de uma floresta e, depois de um dia tranquilo e de Sol quentinho, descobrem que o Sol foi embora.

João Pedro Gomes e Sousa Zambom – É discente de Serviço Social e servidor público na área do Desenvolvimento Social. Totalmente obcecado por literatura fantástica, super-heróis e queer. No V Festival do Livro vai expor Nightbird, um herói que ao lado de seu destemido bando de vigilantes partem para uma perigosa busca pela verdade, confrontando não apenas um serial killer, mas desvendando os segredos sombrios que envolvem seus hediondos atos.

Juliana de Oliveira – Pedagoga e professora, com vinte anos trabalhando na área da educação, ingressou recentemente na área literária como escritora. No Festival do Livro lançará Para além da sala de aula, uma obra que trata da paixão pela educação, transição de carreira, motivação e inspiração.

Marco Bala – Aposentado, formado pela EESC (Engenharia Elétrica) e UFOP (Turismo). Atualmente, cursa Museologia (UFOP) na Área de interesse Museu de Ciência. Tem várias publicações sobre São Carlos e Ouro Preto. Trabalhou entre 2001 e 2013 na Fundação Pró-Memória de São Carlos. No Festival do Livro vai expor 15 livros.

Paulo César Costa – Com o pseudônimo Pauvre Charretier escreveu um livro enquanto cursava o EJA em São Paulo, onde nasceu e cresceu. Atualmente mora em São Carlos.

Paulo Sérgio Nanni – Nascido em 13 de outubro de 1962, natural de São Carlos e filho de Ernesto Nanni e Adália Nanni. Autodidata em sua formação poética, iniciou aos 13 anos seus primeiros versos. Atualmente faz parte do Grupo De Literatura da UATI/FESC. Autor do livro de poesias “AMARGOSTO”, publicado pela Editora Riani Costa. No Festival lançará a HQ A vaca do seu Genuíno, ilustrado por João Marcos Akicekria.

Roberto Nogueira Prioste – Jornalista com especialização em Jornalismo Literário, atuou durante 28 anos em televisão. Foi editor-chefe na TV Tem Bauru, na EPTV São Carlos, e chefe de redação na TV Fronteira Presidente Prudente – afiliadas da Rede Globo. Exerceu funções de repórter e editor em jornais, revistas e comunicação corporativa. Depois de encerrar a carreira em jornalismo diário, vem se dedicando nos últimos 7 anos à escrita de biografias, memórias, além de livros de gestão e negócios como ghostwriter. No Festival vai expor seus livros e lançar Love Story – a casa de todas as casas, um livro-reportagem sobre a história de uma das boates mais famosas de São Paulo, um verdadeiro ícone da noite paulistana.

Rosemeire Aparecida Trebi Curilla – são-carlense, pedagoga, psicopedagoga, especialista em educação e mestre pela UFSCar e especialista em neurociências pela UEL. Membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP e membro fundadora e vice-presidente da Academia Literária de São Carlos. Autora dos livros: A Menina Nina e sua Horta Torta; Eliseu e suas Descobertas: O Ano; Poetando – um pequeno ensaio; Fufa Formiga em Maior e Menor; premiada em concursos de abrangência nacional e estadual; textos em prosa e verso publicados em 14 antologias literárias e em jornais e revistas.

Waldete Bazzo – Tem formação e atuação em algumas áreas como Arte, Música, Educação, Florais de Bach, Ayurveda, Yoga e Meditação, com estudos no Brasil e na Índia. Sua motivação principal vem de compreender e tornar a vida com significado e harmonia para si mesma e todos os seres, o que considera um desafio e também algo maravilhoso. No Festival do Livro estará apresentando Satvavajaya – do milenar ao contemporâneo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x