Contação de histórias marca o domingo no Sesc
Uma boa opção de passeio e diversão para fazer hoje com as crianças é a contação de histórias do Sesc São Carlos, desta vez com a presença do grupo Três Marias e Um João que apresentará neste domingo, 25, “Contos da Natureza”. São três contos: “A Mensagem dos Pássaros”, “A Árvore de Amrita” e “O Pote Vazio”. Será a partir das 11h, na convivência do Sesc, é gratuito.
Os contos que fazem parte da apresentação “Contos da Natureza” abordam a sustentabilidade como tema principal, assunto que nos dias de hoje é fundamental que seja discutido, criando entre as crianças uma reflexão sobre qual mundo elas vão querer para si mesmas.
“Nós temos muito cuidado ao fazer a escolha das histórias que farão parte do repertório do grupo, estes contos têm que primeiramente nos tocar de alguma forma, transmitir valores com os quais compactuamos e que acreditamos serem importantes para a formação e desenvolvimentos das crianças.
“Contos da Natureza” surgiu a partir da necessidade do grupo de abordar o assunto da sustentabilidade. “Nesta apresentação, contamos dois contos populares da índia e um conto popular chinês que nos fazem repensar a forma de agir e estar no mundo”, conta a atriz Sandra Saavedra.
O grupo Três Marias e Um João surgiu em 2009, formado por três atrizes e um ator. Inicialmente o objetivo do grupo era investigar possibilidades cênicas dentro da literatura. Estas pesquisas os levaram à milenar arte de contar histórias. Desde então passaram a desenvolver trabalhos voltados principalmente para o público infantil através do resgate de contos populares de todo o mundo e contos de fadas.
“Apostamos no papel transformador que o contador de histórias pode desenvolver com seu público. Através dos contos, as crianças conseguem vivenciar de forma lúdica situações que podem despertar nelas a consciência da importância da construção de um mundo mais sustentável e consequentemente mais harmônico. As crianças não assistem à contação de histórias, elas a vivenciam, reagem a cada momento dos contos, identificando-se com os personagens e situações, elaborando questionamentos e participando ativamente da contação de histórias sempre da forma mais sincera possível”, diz Sandra.
A faixa etária indicada é a partir de quatro anos, porém, segundo a atriz Larissa Magagnin, o grupo é capaz de passar suas mensagens para crianças menores e inclusive os adultos também podem desfrutar da experiência. “Nós criamos as produções de forma que elas possam ser apreciadas e assimiladas por crianças de várias idades, cada uma a sua forma, assim as apresentações são destinadas não só às crianças como aos pais e acompanhantes de todas as idades”.
“O contato direto com o público nos faz perceber seu envolvimento e entendimento a cada momento da história, e nos ajuda a transformar e melhorar nosso trabalho dia a dia”, finaliza Larissa.