Carreta do Museu Catavento soma 23 mil visitantes nas primeiras 19 paradas; CULTSP na Estrada também reúne ações itinerantes dos museus estaduais
Agência SP
Criado em julho de 2025, o programa CULTSP na Estrada, do Governo do Estado de São Paulo, já alcançou cerca de 80 mil pessoas em diferentes regiões do interior paulista. A iniciativa reúne ações itinerantes de cultura, ciência e formação, com programação gratuita voltada a municípios de diferentes portes e perfis.
Entre os principais eixos está a carreta “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, unidade móvel que recria parte do acervo do museu com nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. Desde setembro, a carreta percorreu 2.853 quilômetros, atendeu cerca de 23 mil pessoas, quase 10 mil estudantes da rede pública, e passou por 19 municípios.
A carreta “Museu Catavento: Ciência que vai até você” começou a percorrer os municípios paulistas em setembro. Foto: Divulgação/Governo de SP
As Fábricas de Cultura também ampliaram sua atuação itinerante ao longo de 2025, somando mais de mil atividades e mais de 43 mil atendimentos. A programação incluiu oficinas de linguagens artísticas, cursos ligados à economia criativa, práticas tecnológicas com o Caminhão Maker, equipado com impressoras 3D, kits de robótica e óculos de realidade virtual, além de contações de histórias, apresentações teatrais, aulões de dança e shows. As ações passaram por municípios do litoral, da Região Metropolitana e do interior, como Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Barueri, Carapicuíba, Iguape, Eldorado, Miracatu e Ilha Comprida.
Para a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, o CULTSP na Estrada consolida uma mudança na forma de levar políticas culturais aos territórios. “O programa foi pensado para funcionar desde o primeiro dia fora da capital. Em poucos meses, conseguimos estruturar uma presença contínua no interior, com ações que levam ciência, formação e programação cultural para cidades que raramente recebem esse tipo de iniciativa. Não é evento pontual, é política pública em circulação”, afirma.
O CULTSP na Estrada também reúne ações itinerantes dos museus estaduais. A exposição Arte Sacra para Ver e Sentir, do Museu de Arte Sacra, circulou por cidades como Aparecida e Guaratinguetá com réplicas produzidas por impressão 3D. Já o projeto MIS Experience 360 O cinema de Billy Wilder levou uma versão digital da mostra do Museu da Imagem e do Som a municípios como Marília, Jaboticabal, Olímpia, Assis, Votuporanga, Boituva e Botucatu.
CORAGEM PARA FAZER O IMPOSSÍVEL
Nos últimos 3 anos, o Governo de São Paulo atuou com coragem para enfrentar gargalos históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos históricos e inéditos que vão deixar legado para a população. Os resultados antes considerados impossíveis saíram do papel para fazer a diferença: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, o funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fim da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e outras 3 milhões com esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, as 76 mil casas próprias entregues e outras 110 mil em produção, o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, os R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, as 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, a menor taxa de homicídios da história e as quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025, entre outros. Com coragem pra fazer o impossível, São Paulo segue na direção certa!
Saiba mais em: www.coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br
