18 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Duda Fuça explora histórico Edifício Oswald de Andrade

Duda Fuça explora histórico Edifício Oswald de Andrade

Neste mês de junho, o prédio, na capital paulista, está repleto de atividades totalmente gratuitas

16/06/2024 05h56 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Duda Fuça explora histórico Edifício Oswald de Andrade

No novo episódio da websérie infantil, a mascote da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Duda Fuça, visita o histórico Edifício Oswald de Andrade, no Bairro do Bom Retiro, centro da capital paulista. O vídeo foi ao ar nesta quinta-feira (13), no canal @cultsp no YouTube.

O prédio, inaugurado em 1905, já abrigou a Escola Livre de Farmácia, cursos de Odontologia e Obstetrícia, e fez parte da Faculdade de Odontologia da USP até 1982, quando foi desocupado e tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

O local também é a sede, desde 2008, da São Paulo Companhia de Dança, um equipamento da Secretaria. Além da SPCD, no espaço estão sempre acontecendo atividades que envolvem não só a dança, mas também artes visuais, gestão cultural, teatro, exposições, literatura, moda e música. Ademais, o espaço concentra uma série de atividades normativas, entre workshops, cursos, oficinas, palestras, laboratórios de criação, entre outros. Por fim, cumpre, ainda, um importante papel de difusão, abrigando espetáculos, intervenções e apresentações nas salas cênicas e em cada um de seus espaços. Sempre com programações gratuitas para toda a família.

Se é Cultura, a Duda Fuça

A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela leva as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.

Nos episódios anteriores, a mascote já visitou a icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista; o Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas; o universo circense no Mundo do Circo SP; o Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, compondo as ações pelo Dia da Consciência Negra; o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior do estado; a Casa das Rosas, com a mostra especial de 60 anos da Mônica; a exposição sobre o Chaves, no MIS; e o Palácio .

Programação em junho

Homenagem aos Beatles
Descrição: A mostra, intitulada “Lucy in The Sky with Sprays”, levará os visitantes a explorarem o universo da banda por meio das suas inesquecíveis músicas. São 11 obras, que transformaram as músicas de maior sucesso da banda em telas de graffiti. As peças elaboradas para esta exposição foram preparadas pelos grafiteiros Mandi, Dél, Banguone, Nino, Kueio, Melancia, Pandora, Credo, Sow, Ana Kia e Tigre.

Quando? A exibição estreou neste dia 5 de junho e vai até 5 de julho, com entrada gratuita.

Como participar? Livre e gratuito.

Centro de preparação do Café
Descrição: Uma oficina especial, promovida pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café, em que serão explorados diversos aspectos da cultura do café e sessões de degustação de cafés especiais.

Entre os temas, “Coador de Papel vs. Filtro de Papel”, “Garrafa Térmica: Modelo Tradicional vs. Modelo Atual” e “Qualidade do Café: Café de Mercado vs. Café Especial”.

Quando? 14, 21 e 28 de junho, às 11h e às 14h.

Como participar? Com 20 vagas, sem necessidade de inscrição. Limite de 15 pessoas, por horário e ordem de chegada.

Curso: Hamlet, oficina da loucura
Descrição: Tomando como ponto de partida a peça de Shakespeare, a proposta é instaurar um espaço aberto de práticas artísticas onde mote disparador será a lógica invertida de Hamlet na peça. A oficina não se pretende apenas como aula, mas sim como um espaço aberto de encontros e trocas artísticas.

Quando? 13 e 27 de junho, das 9h30 às 13h.

Como participar? Curso para interessados em geral a partir de 16 anos de idade. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).

Curso: Treinamento intensivo de atuação
Descrição: O Workshop é um treinamento para atores que buscam se aperfeiçoar através de uma metodologia que se utiliza de um fluxo de exercícios e jogos pautados por uma atuação presentificada, tão importante na preparação de atuantes para séries, cinema e teatro. Para isso, a imersão com o diretor, preparador e pesquisador Christian Landi se dará a partir de recortes de cenas de obras teatrais e cinematográficas contemporâneas.

Quando? 17 e 26 de junho, das 14h às 18h.

Como participar? Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).

Curso: Gestão de espaços culturais independentes
Descrição: Este curso visa fornecer elementos que possam contribuir para a organização interna e estruturação das dinâmicas que compõem o dia a dia dos espaços culturais, compreendendo o seu lugar e posição no ecossistema cultural da cidade, além de trazer exemplos práticos e possibilitar o compartilhamento de experiências exitosas entre os participantes.

Quando? 17 de junho a 02 de julho, segundas e terças das 19h às 22h.

Como participar? O curso é pensado para estudantes de teatro, estudantes de produção teatral, profissionais de teatro e produtores. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).

Imersão em Realidade Virtual e/ou tecnologias 4.0
Descrição: Workshops práticos onde o público poderá conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura, como: realidade virtual, autômatos, robótica, drones e maker.

Quando? 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de junho, das 10h às 17h.

Como participar? Livre.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x