Edital patrocina João Donato e Riachão
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O
projeto Natura Musical anuncia nesta segunda-feira, 25, os artistas, bandas e
coletivos selecionados pelo edital 2020 – e o jornal O Estado de S. Paulo adianta com
exclusividade os escolhidos. Entre os 41 projetos, nomes de peso e tradição
(Elza Soares, Mateus Aleluia, João Donato e o sambista Riachão), artistas
atuantes na cena contemporânea (Emicida e Letrux) e destaques emergentes (como
o rapper Zudizilla, a cantora e compositora Jadsa e a cantora Liège). No total,
são R$ 5,4 milhões em patrocínios.
Gravação de discos, turnês, casas de cultura,
projetos de educação musical e documentação de cenas locais estão entre as
propostas apoiadas.
O projeto tem um time de curadores de 22 pessoas
da indústria da música, que selecionaram os escolhidos a partir de uma lista de
2.647 inscritos, do Brasil inteiro. Este ano, o Natura Musical conta com apoio
das leis de incentivo nacional e da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e Rio
Grande do Sul – Estados com projetos locais selecionados.
Na categoria nacional, o recém-lançado disco de
Elza Soares, Planeta Fome, vai virar DVD, Emicida vai fazer turnê nacional do
novo AmarElo e os 15 anos do grupo Ilu Obá de Min, de São Paulo, serão
comemorados com álbum, show e curta-metragem, entre outros projetos.
Da Bahia, Russo Passapusso, vocalista do Baiana
System, junta-se à veterana dupla Antônio Carlos e Jocafi para lançar um álbum,
que está sendo produzido há 3 anos. Em Minas, o documentário Essas Mina É Zica
pretende retratar a realidade de seis mulheres rappers na ativa cena de Belo
Horizonte. No Pará, o Circuito Mangueirosa vai montar uma programação gratuita
nas ruas de Belém. E do Rio Grande, o coletivo Tem Preto no Sul deve lançar um
documentário sobre a produção dos artistas da residência.
Segundo a gerente de Marketing Institucional da
Natura, Fernanda Paiva, o objetivo da marca com o projeto – que chega aos 15
anos em 2020 – é ter uma percepção de público de compreender a importância da
cultura na sociedade e ter seu nome associado a isso. “O Natura Musical
influencia na economia criativa de todo o mercado, unindo as diversas
experiências de todos os envolvidos nos projetos, bem como dos curadores”,
explica. Há 3 anos o projeto também investe em uma equipe de curadores mais
diversa. “Isso se reflete no resultado dos projetos, que se abrem para um
escopo maior”, diz Fernanda.