Na quarta-feira, 14 de maio, o Espaço Múltiplo recebe os lançamentos de dois livros de pesquisadoras em Antropologia Social, decorrentes de trabalhos desenvolvidos no Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Sociabilidades, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a orientação de Jorge Villela.
O livro ‘A máquina do terror: a luta das pessoas atingidas pelo desastre da Samarco em Mariana’ (EdUFSCar), de Gabriela de Paula Marcurio, mestra em Antropologia Social pela UFSCar e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar. A obra analisa os desdobramentos do maior desastre socioambiental do Brasil, o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão, propriedade da Samarco e suas acionistas, a Vale e a BHP Billiton, que ocorreu em 05 de novembro de 2015. A autora acompanha especialmente os esforços de atingidas e atingidos da comunidade de Paracatu de Baixo, subdistrito do município de Mariana, em busca da reparação justa e integral dos seus direitos constantemente violados pelas empresas ao longo de quase 10 anos.
A PAIXÃO DO ACESSO
A obra ‘A Paixão do Acesso: uma etnografia das ferramentas digitais e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça’, de Sara R. Munhoz, doutora em Antropologia Social pela UFSCar e pesquisadora de Pós-Doutorado no Instituto de Geociências da Unicamp. Seu livro descreve relações entre enunciação do direito, ferramentas digitais e apelos democráticos em um dos tribunais mais importantes do país. Depois de apresentar as barreiras processuais e administrativas que tornam possível a enunciação da jurisprudência, a autora examina as transformações técnicas necessárias para que as decisões ministeriais possam ser disponibilizadas como produtos digitais aos usuários da ferramenta de busca online do STJ. O livro discute como a garantia de uma justiça segura e democrática está cada vez mais relacionada ao acesso à volumosos conjuntos de dados digitais, cuidadosamente tratados e em constante atualização.
A EdUFSCar promove os lançamentos das obras em parceria com a Editora Hucitec. Ambos os livros resultam de financiamentos de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Os lançamentos são abertos ao público e ocorrem em dois momentos.
Primeiramente, em uma mesa redonda realizada pelo Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), reunindo pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Filosofia e em Antropologia. A atividade acontece às 17h30 no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar.
Em seguida, as pesquisadoras se reúnem com o público no Espaço Múltiplo, localizado na Rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, 246, Vila Lutfalla, São Carlos SP (fone: 16 99263-0800).