14 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Espetáculo gratuito no sábado

Espetáculo gratuito no sábado

No sábado, 22 de junho, tem Fabíola Beni e a Viola Fora da Caixa

19/06/2024 18h51 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Espetáculo gratuito no sábado FOTO: DIVULGAÇÃO

Marco Rogério 

A violeira Fabíola Beni apresenta neste sábado, 22 de junho, a partir das 18h, no Palquinho da USP, em São Carlos, o espetáculo “Fabíola Beni e a Viola Fora da Caixa”. O show é gratuito.

A compositora Fabíola Beni possui um trabalho marcado pelo seu estilo próprio de tocar viola e pela suas diversas influências musicais, que vão do indie folk à música regional instrumental.

Tanto as canções quanto os temas instrumentais refletem o sentimento bucólico, a nostalgia e o romantismo da violeira. Há mais de 15 anos envolvida em diferentes cenários musicais, foi apenas em 2019 que lançou seu trabalho solo, no qual já produziu dois EPs, sete singles e um álbum instrumental.

O seu show “Fabiola Beni & Violeiras Fora da Caixa” foi contemplado no PROAC Artistas Iniciantes. Além disso, já se apresentou no Rio Montreux Jazz Festival, Festival Som na Faixa (Catraca Livre), esteve no palco do SESC Instrumental e fez diversos shows em unidades do SESCS e SESIs do estado de São Paulo.

BIOGRAFIA

Fabíola Roberta Ognibeni (Fabiola Beni) nasceu em 1987 no sítio São João, município de Vitória Brasil, região noroeste paulista. Teve contato com música desde a infância através do violão e influenciada pela cultura tradicional local, como as rodas de viola, festas de São

João e Santos Reis. De 2007 a 2011, graduou-se em Letras pela Unesp de Araraquara, mesmo período em que se apresentava com voz e violão no trio de MPB, Ruído Rosa, que foi classificado para o Festival Interunesp de MPB em 2009.

De 2012 a 2015, foi cantora e guitarrista na Ruído Fino, septeto de pop soul, que dividiu palcos com Nanny Soul, Izzy Gordon e Tassia Reis. Neste período lançou seu primeiro álbum com dez composições próprias. De 2015 a 2017, ainda como guitarrista, tocou no quarteto de blues Musadelic. De 2016 a 2018, foi guitarrista e cavaquinista na Groove de Bamba, grupo de samba funk que abriu shows para Sandra de Sá e Di Mello.

Em todas as formações musicais que atuou, também foi empresária, produzindo diversos shows em SESCs, SESIs, casas de show e festivais. Entre 2016 e 2019, criou e coordenou a Diversom, oficina de musicalização para crianças, jovens e idosos. Em 2019 co-fundou o grupo de teatro infantil Dois Duos, onde teve diversas de suas composições apresentadas.

Em 2019, a musicista iniciou sua carreira solo como violeira, onde lançou dois EPs e sete singles e um álbum instrumental. Já se apresentou no Festival Som na Faixa, realizado pela Muda Cultural e transmitido pelo Catraca Livre em São Paulo. Fez shows em diversas unidades do SESC paulista, onde já dividiu palco com o violeiro Neymar Dias e também esteve no palco do SESC Instrumental, em São Paulo, onde apresentou seu recente trabalho instrumental na viola e releituras de Helena Meirelles.

Já teve seu projeto “Fabiola Beni e Violeiras Fora da Caixa” aprovado no PROAC Artistas Iniciantes 36/2021. Recentemente se apresentou no Rio Montreux Jazz Festival, na orla de Copacabana (posto 2).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x