Estrangeiros representam 20% dos estudantes
Curso de MPB do festival atrai músicos de 7 países; alunos fazem apresentações diárias em Jaraguá do Sul (SC)
O 20º Festival Internacional de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul (SC), 20% dos alunos do curso de Música Popular Brasileira (MPB) são estrangeiros. Músicos de países como Itália, Canadá, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica vieram ao evento para aprender sobre o gênero musical brasileiro, participando de aulas de canto e instrumentos.
Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de estudar com professores brasileiros e realizar apresentações diárias de MPB, abertas ao público. O curso oferece vagas para oficinas de Instrumentos de Música Popular Brasileira, nas modalidades de Canto, Piano, Bateria, Sopros, Guitarra/Violão, Baixo e Acordeão.
O costa-riquenho Yosafath Arguedas Fonseca, está no curso para estudar piano dentro do contexto da MPB. “No meu país a música brasileira não é muito conhecida e como tem uma grande riqueza, com muitos tipos de instrumentos, queria entender melhor”, conta. Durante os concertos diários, ele interpreta sucessos como “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “Carinhoso”, de Braguinha e Pixinguinha.
O curso de MPB é coordenado por Marcelo Ghelfi, pianista, regente, arranjador e professor de São Paulo e foi incorporado ao festival na edição de 2023. Segundo Ghelfi, as aulas de MPB valorizam o passado e o presente da música brasileira. “O que a gente faz aqui é trazer para os nossos alunos brasileiros aquilo que não foi da geração deles e valorizar aquilo que nós temos hoje. Os alunos estrangeiros vêm com esse mesmo intuito”.
Nesta edição, o FEMUSC 2025 reúne 350 músicos de 27 países.
PROGRAMAÇÃO
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial: www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram.
YOUTUBE
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.