Evento sobre religiões está com inscrições abertas
De 15 a 18 de novembro acontece o XI Encontro Ecumênico de Educação e Cultura Para a Paz com palestras, oficinas, apresentações musicais, danças, e lançamentos de livros. As atividades dos dias 15 e 16 acontecerão na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected], até o dia do evento, porém as vagas são limitadas.
O encontro é um dos principais eventos organizados dentro do projeto Homospiritualis, mantido pela ONG Núcleo Cultural Rosa de Nazaré. O objetivo é a promoção da tolerância religiosa e ajudar na valorização da diversidade de religiões.
Segundo o organizador do evento Adilson Marques, trata-se de um evento laico e não religioso, no sentido de fazer proselitismo e pregação doutrinária.
“Entendemos a defesa da diversidade religiosa como um direito humano. Para que possamos viver dentro do espírito de uma cultura de paz, precisamos valorizar o diálogo inter-religioso e a tolerância com as diferentes formas de religiosidade. Vários temas já foram abordados em eventos passados como, por exemplo, o budismo, o cristianismo, o espiritismo, a umbanda, a oração de São Francisco, o evangelho gnóstico de Tomé entre outros. Além disso, o evento sempre conta com apresentações musicais, dança e outras manifestações artísticas”.
“Gradativamente, as pessoas vão aprendendo a respeitar a religiosidade alheia, inclusive o direito de não ter religião. Dentro do foco da Cultura de Paz valorizamos também a sustentabilidade que neste ano abordará o uso da Jussara, uma planta típica da mata atlântica e tão nutriente e saborosa como o açaí, para a sustentabilidade das aldeias indígenas”, finaliza Adilson.
Programação
15 de novembro às 16h, na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda
Cultura de Paz e Sustentabilidade. Palestra sobre a Jussara e sua importância para a sustentabilidade das aldeias indígenas no Estado de SP com o Cacique Ubiratã Gomes.
Apresentação de cantos devocionais com Waldemar Falcão e dança com o Espaço Yala Bina.
16 de novembro às 14 horas na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda
Dançando a Paz. Oficina O corpo, a dança e a expressão sagrada do feminino com Jussara Ruas. Roda de danças circulares com Nara Vieira e apresentação do centro de dança Fernanda Simões.
17 de novembro às 14 horas, local a definir
Conhecer para respeitar. Palestra sobre Santo Daime, por trás de um estigma com André Ricci e Yarin Kurkdjibachian. Palestra Encontros Com Médiuns Notáveis com Waldemar Falcão. Palestra Irmãos Inimigos: Judeus e Palestinos em Jerusalém com Ney Vilela. Lançamento de livros.
18 de novembro às 9 horas, local a definir.
“Valorizando a Diversidade Religiosa”. Debate sobre a importância de São Carlos ter um conselho municipal da diversidade religiosa, encerramento com Marcus Santurys.