12 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Governo de SP lança o CULTSP PRO

Governo de SP lança o CULTSP PRO

Ao todo, neste primeiro momento, serão oferecidas 4.070 vagas, 65 cursos, em 21 municípios

11/10/2024 06h03 - Atualizado há 1 dia Publicado por: Redação
Governo de SP lança o CULTSP PRO Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, lançou, nesta quarta-feira (09), o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país. A proposta visa proporcionar oportunidades inéditas de crescimento e aperfeiçoamento para trabalhadores que atuam nos diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura, preparando tanto novos talentos quanto aprimorando as competências daqueles que já estão no mercado. Ao todo, neste primeiro lote, serão oferecidas 4.070 vagas, 65 cursos, além de masterclasses, palestras, mostras e laboratórios, em 21 municípios. A iniciativa conta com a gestão do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As formações são voltadas a profissionais dos setores culturais e criativos, e até para aqueles que nunca atuaram na área, devido aos diferentes níveis de aprendizado. As aulas são gratuitas, prioritariamente presenciais, e ocorrerão em todas as regiões do estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br. As aulas terão início a partir de 22 de outubro e a carga horária dos cursos varia entre 20h e 100h.

CULTSP PRO será composto por seis escolas temáticas, além de um programa especial de qualificação, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e economia criativa. A Escola de Artes se dedicará à formação em performance artística, abrangendo dança, teatro musical, circo, ópera e música, além de capacitação técnica para bastidores, como cenografia e produção musical. Já a Escola de Patrimônios e Equipamentos terá foco na gestão e preservação de patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria, conservação de acervos, educação patrimonial e gestão de museus.

Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias proporcionará capacitação em áreas como produção audiovisual, animação 3D e criação de games, voltada para cinema, TV e novas mídias. A Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais, por sua vez, oferecerá formação em criação de conteúdo, design gráfico, fotografia e artes visuais. A Escola de Tradições e Expressões Criativas promoverá a qualificação em gastronomia, moda sustentável e artesanato, incentivando negócios criativos baseados em tradições culturais.

Por fim, a Escola de Inovação e Sustentabilidade terá como foco o empreendedorismo, gestão cultural, legislação e idiomas, com ênfase em projetos culturais inovadores e sustentáveis. Além disso, o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro buscará o aprimoramento de grupos artísticos, promovendo intercâmbios e valorizando as culturas regionais.

“O CultSP PRO representa um marco na formação de profissionais da cultura em São Paulo. Estamos criando um programa robusto, que não apenas qualifica a mão de obra, mas também fomenta o desenvolvimento de talentos e a geração de novas oportunidades para quem já atua na cadeia produtiva da cultura”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Neste primeiro momento, o CULTSP PRO chega a 21 municípios no estado: Barueri, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Garça, Hortolândia, Itapevi, Itu, Limeira, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, Santo André, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião Sorocaba e Tupã.

O Diretor-Geral do IDG, Ricardo Piquet, enaltece a iniciativa e diz: “Pensar a cadeia produtiva da indústria cultural a partir da necessidade de profissionalização do mercado de trabalho é uma iniciativa importante da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo de São Paulo. O programa, que reverbera para além da capital e chega às 17 regiões do Estado, atende a demandas específicas do setor, com base em pesquisas realizadas, buscando novos talentos e aperfeiçoando aqueles que já fazem e vivem a cultura”.

Até o final de 2029, o CULTSP PRO, que terá mais de R$ 153 milhões em investimentos, planeja realizar mais de 10 mil atividades, com um impacto direto em mais de 500 mil pessoas em todo o estado. O projeto busca, ainda, potencializar talentos e vocações regionais, promovendo atividades não apenas no Edifício Oswald de Andrade, na capital, mas também em uma ampla rede de espaços físicos, por meio de parcerias com empresas, prefeituras, universidades e equipamentos.

Para Raquel Verdenacci, diretora do CULTSP PRO, este é um programa ousado, que investe no desenvolvimento econômico do setor a partir da formação e qualificação em diferentes níveis de aprendizagem. “Temos orgulho de participar deste projeto que não só capacita novos talentos, quanto aprimora as habilidades de quem já atua na área e potencializa a inclusão e o desenvolvimento regional em todo o estado. O CULTSP PRO vai impactar diretamente milhares de pessoas, criando oportunidades e fortalecendo o setor cultural, de olho na empregabilidade”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x