10 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Estação do Circo une artes cênicas ao circo, dança e música

Grupo Estação do Circo une artes cênicas ao circo, dança e música

06/10/2012 13h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Grupo Estação do Circo une artes cênicas ao circo, dança e música

O grupo de teatro Estação do Circo de São Carlos une em seus espetáculos teatro, circo, dança e música. O grupo foi criado pelo ator e circense Ricardo Fruque, que após oito temporadas de trabalho na Alemanha dentro do Europa Park, com o grupo circense Up Leon, retornou ao Brasil com a intenção de continuar a pesquisa nas artes.

Em 2006 iniciou o grupo “Estação do Circo”, com sede fixa na cidade. Entre 2006 e 2011, o grupo montou diversos espetáculos além de várias intervenções circenses que misturam a magia lúdica, vigorosa e dinâmica da arte tradicional do circo a elementos cênicos como teatro, pantomima, dança e ginástica artística, trabalhando com a construção de formas compreensíveis ao imaginário coletivo, através do corpo do artista, onde prima pelo teatro da dramaturgia corporal.

“Buscamos, através de nossas expressões artísticas, tocar o público, de forma a criar a percepção das diversas sensações advindas da arte, socializando esse movimento através da acessibilidade deste público através de nossos espetáculos”, conta o criador e diretor do grupo, Ricardo Fruque.

Inspirados em grandes personalidades da comédia e do circo como Charles Chaplin, Stan Laurel e Oliver Hardy que interpretavam O Gordo e o Magro, Palhações Arrelia e Carequinha, entre outros, o Estação do Circo faz uso de diversas técnicas das artes cênicas mesclando-as para atingir o objetivo de concretizar a criação dos espetáculos artísticos.

“Muitos de nossos espetáculos são feitos através da dramaturgia corporal livre dos domínios da palavra, utilizando técnicas da ginástica artística dentre outras para concepção dos nossos espetáculos, utilizando-as como ‘ferramentas’ para enriquecer o trabalho e conseguir interagir e emocionar o público em geral”, afirma Ricardo.

O grupo vem desenvolvendo projetos desde 2006 para as comunidades carentes da cidade, geralmente em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, como os projetos Ciranda cultural, Pró-jovem, SOS bombeiros, intervenções e espetáculos em projetos como Circoeducando e Tenda móvel de teatro.

No próximo dia 14 de outubro o Estação do Circo se apresenta no Teatro de Arena anexo ao Teatro Municipal de São Carlos Dr. Alderico Vieira Perdigão com o espetáculo “Palhaçadas” a partir das 17h30. A entrada é franca. 

Com Ricardo Fruque e Aline Musetti no elenco, “Palhaçadas”, foi inspirado na música “Cotidiano”, de Chico Buarque. O espetáculo mostra o lado cômico do dia a dia de um casal de palhaços. A peça é inovadora, irreverente e plasticamente encantadora pela sua visualidade, o espectador também é levado a questionar suas atitudes, a compreender melhor a sua rotina e a importância da reflexão da vida em casal, tudo de forma lúdica e cômica.

“O roteiro conduz os artistas a explorar todos seus potenciais, sejam nos momentos em que se usam as técnicas de circo, o teatro e a ginástica artística são usados para contar essa história. Um espetáculo que diverte e agrada um público diversificado, incluindo todas as faixas etárias”, finaliza Ricardo Fruque.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x