Janelas para Arte recebe nova exposição
As janelas do SIM (Serviços Integrados do Município) estão mais bonitas neste mês de maio, isso porque a exposição de fotografias de Vera Méo, “Folia de Reis: fé e tradição no encontro de gerações” acrescenta beleza ao espaço. A exposição vai até o dia 17 de junho. No horário de funcionamento do SIM, as pessoas poderão receber gratuitamente um marcador de livros contendo cinco fotos da exposição.
As imagens representam a cultura popular de São Carlos no tradicional Encontro de Folias de Reis. A analista judiciária e fotógrafa Vera Méo conta como foi o processo de criação da exposição e diz que o projeto foi selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura. “A prefeitura promove anualmente o Encontro Regional de Folia de Reis. Percebo que a cada ano, conforme as condições climáticas, o afluxo de pessoas, inclusive de crianças, é bastante acentuado para assistir às apresentações das várias cidades participantes. O processo de criação foi bem simples, pois sempre que tenho a oportunidade compareço aos encontros e faço várias fotografias de tudo que me desperta atenção”, afirma.
“Quando foi divulgado o 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais, selecionei as fotos mais representativas e as enviei. O projeto foi selecionado, e eis, portanto a exposição. Meu grande desejo era homenagear as pessoas que divulgam a cultura do povo com amor e veneração”, diz Vera.
Segundo Vera, a exposição é de cunho eminentemente pedagógico. Ela busca usar a fotografia para despertar na criança, jovem, adulto e idoso o amor pela natureza e tudo que nela existe, assim como manter viva na mente e coração de todos. “Acredito que assim será possível contribuir para estimular a luta pela preservação das espécies, bem como pela manutenção das tradicionais manifestações populares de nossa cidade”, conta.
A fotógrafa avalia que a repercussão pela exposição tem sido bastante positiva. “Aqueles amigos que já visitam o local sempre fazem comentários sobre as fotografias expostas. Enumeram as que mais gostam e me pedem para quando houver outros encontros de Folia de Reis para lhes avisarem, pois através das fotos, essas pessoas sentem interesse em conhecer e participar mais dessa cultura. Na verdade para preservar realmente é preciso conhecer, tenho plena convicção desse fato”.